O polêmico anúncio de aspirina

UPDATE: A AlmapBBDO abriu mão da premiação.

Que ano é hoje? A edição de 2016 do Cannes Lions está pisando na bola quando o assunto é respeito às mulheres. Mesmo com a recente criação do Glass Lions, prêmio focado na igualdade de gêneros, a coisa continua feia. Muito feia.

A mancada mais recente foi premiar em outdoor uma peça infeliz e que claramente minimza o crime do revenge porn. Quem chamou a atenção para o fail foi Cindy Gallop, veterana da publicidade e ativista dos direitos das mulheres, num post do seu Facebook. “Consensual, sim. Não-consensual, não. Especialmente no contexto da gangue de estupradores filmada no Rio e do revenge porn”, disse a publicitária marcando as páginas do Festival e da agência responsável pelo material, a brasileira AlmapBBDO. Sim, o Brasil papou um Leão pela peça acima.

“Com relação à discussão envolvendo o anúncio de Aspirina, a AlmapBBDO esclarece que não houve a intenção de tratar com indiferença abusos de qualquer natureza. Mas entendemos que pode ter havido interpretações diferentes da mensagem que a peça queria passar.

A AlmapBBDO repudia a prática de filmagem não consensual e qualquer espécie de violência ou invasão de privacidade. Ficaremos atentos para evitar o problema no futuro”, disse a agência em nota enviada ao Update or Die.

No Brasil, Ana Paula Passarelli, coordenadora do curso Gênero na Publicidade da ESPM São Paulo, foi uma das responsáveis por denunciar a peça. “Ei AlmapBBDO, é sério mesmo que vocês acharam que dizer em uma campanha publicitária, que compartilhar fotos e vídeos íntimos daria dor de cabeça e para RESOLVER esse incômodo seria só tomar uma Aspirina? SÉRIO? SÉRIO MESMO?”, questionou no Facebook.

Vale lembrar que nesta mesma edição do Cannes Lions um convite para uma festa foi enviado como exclusivo para “apenas fêmeas atraentes e modelos”. Mais uma vez, Cindy denunciou a gafe em seu Twitter. “Não é assim que se festeja no Festival de Cannes”, dizia o tweet da publicitária.
CliPAhvUsAIBLsT

Quem patrocinava a tal festa exclusiva para mulheres atraentes era a agência digital VaynerMedia. O CEO, Gary Vaynerchuk, correu para o Twitter e se desculpou pelo invite por meio de um vídeo e assumiu o erro.

Como vimos acima, não dá mais. Se você errar, as mulheres vão falar. “Mas o mundo tá muito chato, politicamente correto”. Amém! Está assim porque os incomodados estão se levantando e falando. Adapte-se ou passe vergonha.

Nesta mesma edição do Cannes Lions, vimos Madonna Badger, CCO da The Badger & Winters, dar um show durante sua palestra “Sex, Lies and Advertising” e divulgar mais um vídeo da maravilhosa campanha #WomenNotObjects. É esse tipo de conteúdo que deve pautar nossa criação.

Afinal, até quando os homens vão ter que soltar vídeos pedindo desculpas? Até quando vamos chamar cólica de mimimi? Até quando vamos fazer trocadilhos infelizes com crimes e culpar a vítima por algo fora de seu controle? Até quando?

Tem uma geração nova vindo por aí. Ele eles não se calarão:

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (49)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More