Realidade Virtual – Quem leva meu dinheiro?

Oculus Rift, Playstation VR, HTC Vive, Samsung Gear, Google Cardboard, etc, etc, etc.

A quantidade de óculos e periféricos para Realidade Virtual cresce a cada dia, e aí fica aquela pergunta:

“Qual é o mais legal?”

Ou, melhor ainda:

“Quem vai levar a minha grana?”

Pensando que analistas dizem que o VR e o AR só vão “pegar” mesmo a partir de 2025 (eu particularmente acredito que em 2020 já teremos uma enorme penetração, mas é esperar para ver), vamos focar nos 3 principais que podem ser comparados atualmente, o Oculus Rift, o Playstation VR e o HTC Vive.

Estas são as 3 plataformas que devem mais ou menos guiar os passos para onde o VR irá, não só em termos de custos mas também em desenvolvimento de aplicativos, jogos e produtos. Todos eles ainda tem um SDK extremamente complexo e caro, não tão acessíveis para um desenvolvedor médio ou pequeno (que serão os caras que vão dar corpo à “revolução” toda), mas provavelmente (e vendo que, por exemplo, o Facebook tá comprando empresas a torto e a direito para ter facilidades de desenvolvimento para o Oculus) serão os 3 grandes players do mercado num futuro próximo.

O Samsung Gear VR e os Google Cardboards são para uso com celular, uma plataforma diferente, fora dessa comparação.

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No geral os 3 são bem parecidos tecnicamente. O refresh rate é de, no minimo, 90 Hz (garantia de não termos enjôo), as telas tem resolução de 1080 x 1200 em cada olho (o Play4 tem 960 x 1080), o campo de visão é de 110 graus (Play4 100 graus, pequena diferença mesmo, quase imperceptível), e as conexões são parecidas (HDMI e USB).

As diferenças na verdade são mais em preço, peso e o que vc tem que ter em casa pra usar.

Peso parece uma bobagem. Mas imagina ficar com algo pesadão preso na sua cabeça por mais de meia hora…

Vamos lá.
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HTC Vive
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Bom, pra usar o HTC Vive vc precisa, além do óculos e seus periféricos, um PC (sim, Mac ainda não. Sem perspectiva de “quando”) com uma GPU bem parruda. Ou seja, além do óculos e da assinatura da Steam vc precisa de um computador dos bons.

Bom e ruim ao mesmo tempo. Apesar do preço alto no primeiro momento, a chance de se desenvolver algo mais aberto pode fazer a tecnologia desenvolver mais rápido do que os outros dois.

Preço – US$ 999 (óculos com 2 controles)

Peso – 555 gramas
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Playstation VR
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Para o Playstation VR o esquema é diferente. Você usa o Playstation 4 para a coisa toda acontecer. Ou seja, quem já tem o aparelho já sai na frente em custo e benefício.

Jogos? Um monte, pelo menos em fase de lançamento e desenvolvimento.

Aplicativos? Ainda pouca coisa, mas também todos os outros ainda são bem incipientes no assunto.

Falta passar o primeiro estágio do “entretenimento legal” para o “tecnologia sensacional e indispensável”.

Se vc puxar pela memória, o iPhone quando surgiu era hype, divertido e fácil de usar, mas não era “páreo” para o Blackberry, que era quem mandava na época em termos de gadgets portáteis.

Aplicação para uso da realidade virtual tem aos montes. Não só joguinhos e montanhas-russas. Dá pra usar RV em várias outras indústrias, da medicina até o turismo, passando pelo ramo imobiliário e outros mais que a gente ainda nem imagina.

Preço – US$ 458 (com a câmera inclusa, sem os controles PS Move)

Peso – 610 gramas
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Oculus Rift
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O Xbox One é a plataforma pro Oculus Rift, ou então um computador bacanudo também. Se vc já tem um Xbox One em casa é uma mão na roda, você só gasta com o óculos e os periféricos.

Mas, também, já se especula no mercado o lançamento do Xbox 1.5 ou do Playstation 4.5, versões melhoradas dos aparelhos, mais focados em VR. Por enquanto só especulações.

Preço – US$ 599 (com um controle Xbox)

Peso – 470 gramas
Resumindo
Vale pensar no que vc tem em casa ou naquela sua vontade antiga de querer comprar algum desses aparelhos.

Tem um PC legal? Tenta o HTC ou o Oculus.

Playstation?

Xbox One?

Mas, pensando por outro lado, a gente tende a superestimar os primeiros dois anos de lançamento do produto (“nossa, VR vai ser o maior mercado de entretenimento até 2018”) e subestimar o que pode acontecer em 10 anos.

Aí, mais ainda, vem as perguntas:

-Qual deles é o melhor custo x benefício para daqui no máximo 2-3 anos?

-Qual deles eu vou jogar fora por obsolência? Vale gastar mais nesse primeiro momento?

-E para qual plataforma darei todo meu suado dinheiro para sempre (pensando que a gente se apega ao que tem e é difícil mudar depois, por costume, comodidade, dinheiro investido, etc)?

-Prá fechar, principalmente, onde estará a Realidade Virtual daqui 10 anos?

Uma ajuda. Aqui vão links da lista de games disponíveis para cada um dos óculos até o momento (via IGN):

HTC

Playstation VR

Oculus

Vamos acompanhar…

Tudo de bom,

Billy.

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