YInMn blue, o novo azul

Cientistas da Universidade do Oregon descobriram uma nova tonalidade de azul. A BBC contou que a descoberta ocorreu, por acidente, quando um grupo de cientistas do Departamento de Química submeteram manganês, índio e ítrio a cerca de 1,2 mil graus centígrados. O resultado foi um péssimo condutor de eletricidade, mas com uma cor tão incrível que chamou a atenção de Mas Subramanian, o chefe da equipe.

1azul

A tonalidade apresentava durabilidade, estabilidade e resistência que nunca tinham sido observadas em outra cor azul disponível no mercado.

“Nosso pigmento, chamado YInMn blue, pode refletir o calor. Logo, se for usado para pintar edifícios ou carros, pode mantê-los mais frescos”, afirmou o pesquisador.

O novo pigmento é formado por uma estrutura única que permite que os íons de manganês absorvam o comprimento de onda de luz vermelha e verde, enquanto reflete apenas o azul.

“O azul é a cor mais difícil de obter porque você precisa absorver o vermelho”
, disse o pesquisador.

shutterstock_109562510

O pigmento está pronto para a comercialização e tem muitas aplicações possíveis.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (12)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More