Dica de maratona na telinha? Downton Abbey.

Minha mais recente maratona de minissérie: Downton Abbey.

Downton-Abbey-series-2-cast-promo

Não é hypada. E certamente essa recomendação não vai ajudar a criar uma imagem moderninha para o autor do post (perderei meu sono). Também não é uma série nova (começou em 2010 e por aqui tem na Netflix e no GNT acho) e não sei dizer se eu sou o único que ainda não conhecia. Bem provável. Coisas desse nosso mundo moderno, em que ninguém assiste mais as mesmas coisas, pelo menos não ao mesmo tempo. Mas antes tarde do que nunca, então estou fazendo o post porque acho que, se você também não assistiu, é um bom pedido para se jogar no sofá com uma pipoca e curtir.

É SOBRE O QUÊ?

Bom, tem vários jeitos de tentar resumir a coisa:

downton

Mas minha descrição é essa: a história começa no dia seguinte ao naufrágio do Titanic, em 1912 e vai até 1925. E durante esse período todo a gente acompanha a vida de uma família podre de rica da aristocracia britânica + toda a inacreditável tropa de serviçais que mantêm sua mansão em funcionamento (mordomos, copeiras, arrumadeiras, motoristas, etc). Juntos eles atravessam diversos períodos da história britânica como o Titanic, a Primeira Guerra Mundial, a gripe espanhola (que matou mais gente que a própria guerra mundial), o escândalo político Marconi, entre outros. E como a aristocracia inglesa vai lentamente desmoronando.

FIGURINOS, SOTAQUES E MANEIRISMOS

emabrgoed until 7th december downton christmas 2013 03 1

Mas o melhor mesmo é a produção. Eu até esqueço de prestar atenção no roteiro por conta de um número infinito de figurinos, locações e detalhes de etiqueta da época. As relações entre empregados e patrões, entre namorados, os maneirismos, a figura feminina tramando casamentos por baixo de uma submissão velada, os mil jantares e talheres e bailes… tudo com o rigor de uma consultoria de historiadores que trabalharam juntos com os roteiristas para garantir um retrato real da época.

Paralelos políticos, sociais e de gênero com tempos mais atuais são fáceis e até dá para imaginar uma herança cultural histórica, mesmo por aqui.

441080-downton-abbey-downton-abbey

Isso sem falar nas diversas variações de sotaques britânicos (tem inglês-inglês, inglês-americano, inglês-escocês, inglês-irlandês, etc). Por favor, assista no audio original!

41-Downton-Abbey-Carnival-Films

e tem a excelente Maggie Smith no elenco (Harry Potter, Mudança de Hábito, etc, etc)

season-3-downton-abbey-32083569-3500-2492

e Shirley MacLaine também.

PREMIAÇÕES E SUCESSO DE CRÍTICA

Outro ponto interessante é que a minissérie começou sem grandes ambições, mas acabou virando um sucesso. Virou febre nos Estados Unidos e depois por todo Reino Unido. Ganhou vários prêmios, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Minissérie ou Filme de Televisão e um Primetime Emmy Award de Melhor Minissérie. “Downton Abbey” foi reconhecida pelo Guinness World Records como a série de língua inglesa mais aclamada pela crítica e se tornou a primeira série de TV internacional a receber o maior número de indicações na história do Primetime Emmy Awards: 27 no total!

Um longa inspirado na série já é dado como certo.

shows downton abbey

Como você pode ver, não existe mesmo motivo nenhum para você assistir novela chata com profundidade de lava-pé de piscina de clube, que pauta roteiro pensando em audiência. Mergulhe mais fundo, rodando um episódio de Downton Abbey por dia. E assista – também em capítulos – um conteúdo muito mais legal e recheado de referências históricas, embalads em uma produção caprichada.

Downton Abbey é uma viagem no tempo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More