UoD entrevista: Mauricio de Sousa

Conversei um pouco com o pai da Turma da Mônica sobre a produção do vindouro filme, em live-action, baseada na Graphic Novel “Laços“.

by-Pritessa-6438

Sabe um daqueles sonhos inacessíveis?

Na minha listinha, há muito, estava conhecer o Mauricio de Sousa e poder agradecê-lo por tudo o que fez por nós. E não podia ter sido melhor. Escutei da boca dele que uma das coisas que mais o inspira a continuar trabalhando é por que “sempre me passou pela cabeça que eu podia ser, de alguma forma, um conselheiro da criançada”.

Algo me diz que sempre esteve certo.

A conversa deu-se pela notícia de que a Turma da Mônica está indo para as telonas em carne e osso. Será o primeiro filme baseado numa Graphic Novel dos estúdios de Mauricio de Sousa. Trata-se da adaptação em live action de “Turma da Mônica – Laços”, escrita e desenhada por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.

https://www.youtube.com/watch?v=_uUQL6J6Sn0&feature=youtu.be

“Laços” foi lançada em 2013 o filme está em fase de desenvolvimento e captação de recursos para a sua produção. Abaixo, um poco da nossa conversa.


A ENTREVISTA


Update or Die: Por que “Laços” foi a escolhida?

Mauricio: Quando li a HQ, tive a sensação que Vitor e Lu Cafaggi estavam brincando com amigos que os acompanharam desde a infância. Eles capturaram a essência dos meus personagens e adicionaram brilhantes toques pessoais. O resultado é uma história linda e comovente, que emociona justamente por mostrar as coisas simples da vida do jeito que elas são. E que mostra que o amor de uma criança pelo seu bichinho de estimação não é mensurável, assim como a amizade verdadeira. E se Laços encantou tanto no papel, tenho certeza de que repetirá o sucesso nas telas de cinema, sob a batuta do talentoso diretor Daniel Rezende.

“Laços” é a Graphic Novel brasileira mais vendida nos últimos anos e já teve diversas reimpressões.

Daniel Rezende, indicado ao Oscar pela montagem de Cidade de Deus (2002), que acaba de finalizar “O Rei das Manhãs”, cinebiografia de Arlindo Barreto, que interpretou o palhaço Bozo, confiante e grato pelo desafio, também esteve nesse bate-papo.

O desafio aqui será encontrar uma linguagem capaz de traduzir o caráter subjetivo e romântico inerente aos personagens da HQ, ao mesmo tempo que aquelas características, tão reconhecíveis, são encontradas em cada criança que cruza o nosso caminho e em nós mesmos.

Update or Die: Qual o principal desafio? Como será o casting? Como está se sentindo com essas responsabilidade?

Daniel: Primeiro, veio a coincidência de quando eu li a HQ e pensei – pq ninguém fez esse filme, isso precisa ser feito – e eu que adoro desafios, talvez isso seja o mais importante aqui e, segundo, é tentar transformar em realidade o imaginário de um país inteiro. Sim, é super difícil trazer esses quatro molequinhos que ajudaram várias geração a entender o mundo, a vida. Como transformá-los em realidade?  Óbvio que vai ser difícil achar esse casting, mas não tenho esse medo, o que tenho aqui dentro é a vontade de que as pessoas assistam a esse filme e saiam tão satisfeitos quanto ao ler um gibi. E como estou lidando com isso tudo? Acreditando com o coração. Vai ser lindo e a gente vai conseguir encontrar uma linguagem para mais essa transposição.

Mauricio: Não sei onde estavam com a cabeça ao imaginar algo assim.

rezende

(Daniel Rezende e Mauricio)

Update or Die: Existe ainda alguma ambição na carreira como criador e ao alcance destes personagens?

Mauricio: Sempre tem. Levar essa história ao cinema é um grande desafio. Tem as criança, eles bebês, um cachorro verde, tomadas noturnas e etc… é a história de maior sucesso do projeto das Graphic Novels e, também, a com o melhor resultado comercial até aqui. É uma história muito humana e, todos que a lêem, se enxergam ali de alguma forma.

Update or Die: Em algum momento você imaginou que suas criações chegariam tão longe em vida e exposição?

Mauricio: Eu não imagino muito coisas impossíveis (rs)…

Sabemos que não é bem verdade. Com seus 80 anos, aquele sorrisão, característico, estampado no rosto e muito orgulhoso do crescimento de seus filhos, ainda tem ambições em relação às suas produções. Sabe que é natural vermos a Turminha crescendo, também. Depois do sucesso de Mônica Jovem, o estúdio prepara a Turma da Mônica adulta, com um tom mais sério e com bastante humor.

by-Pritessa-6424

Por algumas horas, tive uma aula que valeu mais que um MBA e continuo aprendendo com ele.

Update or Die: O que te faz vir ao escritório diariamente? Ainda?

Mauricio: É um belo vício. Um vício positivo. A gente tem que acordar e ter um propósito. Eu praticamente vivi rabiscando. Faz parte do meu eu… é o meu caminho, é a minha casa. Tenho vontade de deixar uma mensagem alegre, divertida, com muita informação e propostas comportamentais…

A verdade é que, nesta Graphic Novel, os autores deram um grande passo dentro dos quadrinhos ao trazer a Turma da Mônica para um universo realista sem comprometer a essência deles, retratando aquelas crianças como se elas existissem (e elas existem, né?). A abordagem é ótima e nos reconhecemos o tempo todo ali.

Naturalmente nos sentimos em casa na “Mauricio de Sousa Produções”, na verdade, no quarto de uma criança de oito anos, e o abraço nele foi como um abraço em uma pessoa da sua família ou um dos seus melhores amigos. Algo carinhosamente natural.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de 300 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

A Turminha sempre esteve em boas mãos e, com certeza, vai continuar durante os próximos grandes passos. Eu, realizei um grande sonho e agora espero essa nova conquista com um gostinho especial por ter sido o primeiro a conversar com o criador e o responsável por levar nossos antigos amigos às telonas. Desejamos o melhor ao Mauricio e ao Daniel. “Laços”, o longa, ainda não tem previsão de lançamento.

by-Pritessa-6447


Fotos: Priscila Tessarini.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (44)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More