Incluir para multiplicar

Curitiba, que sempre foi conhecida por atributos racionais, como sua mobilidade urbana e planejamento inteligente, agora se destaca por uma série de projetos humanos e inclusivos.

E quando a gente fala de inclusão, a maioria das pessoas têm a tendência de pensar em rampa de acesso ou vaga especial para pessoas com deficiência, mas a verdade é que ela vai muito além disso, até porque convenhamos: o direito de ir e vir é apenas básico.

Você já parou para pensar que para a criança com deficiência sempre coube o papel de expectadora das brincadeiras das demais? Pois então, agora todo domingo elas podem andar de skate na Praça Nossa Senhora de Salete, da capital paranaense. Isso mesmo, amigo: skate adaptado gratuito no final de semana. Tente avaliar o impacto que brincar, se movimentar, rir e interagir promove na cabebinha delas.

Outra lindeza de projeto é o que oferece aulas semanais de dança contemporânea para pessoas com deficiência física-motora, sensorial e/ou intelectual,  na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. Promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e coordenadas pela professora Andrea Sério, as aulas são gratuitas e abertas para a sociedade, com o objetivo de promover a percepção do corpo através da arte.

A lição que fica, em meio a tanta malandragem deste nosso ano olímpico, é que quando há boa vontade, sobra generosidade e que da união de gente de bem, surge um legado humano, lindo e inclusivo, capaz de abrir um horizonte todo novo para inúmeras famílias, que vivem limitadas pela falta de oportunidade.

 

Uma ideia aparentemente simples está tornando a vida de crianças com deficiência mais alegre. É o projeto de skate adaptado para pessoas com deficiência, desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a iniciativa privada, lançado nesta quinta-feira (16), com a presença do prefeito Gustavo Fruet. Curitiba, 16/06/2016 - Foto: Gabriel Rosa/SMCS
Foto: Gabriel Rosa/SMCS
O Prefeito Gustavo Fruet participou da aula especial inaugura Curitiba Mais Inclusiva na Dança na Casa Hoffman.28/06/2016 Foto; Levy Ferreira SMCS
Fotos: Levy Ferreira

CLAP Foto Sergio Vieirafoto: Cayo Vieira

Projeto “Limites em Movimento corpo em questão” FAP - 07 de Julho 2016 foto: Cayo Vieira
foto: Cayo Vieira

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More