Você passa o celular para a pessoa ver uma foto, ela começa a ver todas. Como evitar?

Certamente já aconteceu com você. Você empresta seu celular para a pessoa ver uma foto na tela e ela começa a passar o dedo para ver as outras fotos também. “Nãããoooo…”

swiping
zip! zip! zip! zip! zip! zip! zip! zip! zip!

Em inglês essa manobra já tem até nome e faz parte do Urban Dictionary: é o “illegal scrolling“, definido como um “movimento de rolagem na horizontal ou vertical em dispositivos mobile, sem permissão do proprietário”.


“Dude, I gave Sammy my phone to show her that bitchy text from Alice and she totally started illegal scrolling.”


Na maioria das vezes, absolutamente natural, não dá para chamar ninguém de bisbilhoteiro logo de cara, é simplesmente a maneira como funcionamos. Porém, não é por isso que deixa de ser uma das coisas mais invasivas que existem nesse nosso pequeno grande universo de bolso.

O QUE FAZER?

01. Em primeiro lugar, se você é a pessoa que está vendo a foto, não fique olhando as outras.

02. Agora vem o truque singelo. Se você emprestou seu celular e não quer que a pessoa fique fuçando nele, basta você dar uma aumentadinha de nada na foto antes de entregar o celular. Um zoom mínimo. Se você fizer isso, a foto fica sozinha na tela e se a pessoa tentar mexer, só vai deslocar a própria foto.

Claro, essa manobra não vai EVITAR que a pessoa possa bisbilhotar nas outras fotos (ou ao infinito e além), mas na maioria das vezes vai ser o suficiente para inibir aquele embalo natural e a pessoa devolve o aparelho sem ficar fuçando.

É o truque bucólico do dia. Além de útil, é sempre divertido analisar como funcionam as pessoas.

(para Android eu não sei porque não tenho um, mas deve ter algo similar, alguém ajuda aí pelos comentários por favor)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (15)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More