Dias melhores sempre virão

É comum nos encontrarmos em situações que nada parece dar certo. Acordarmos com a sensação de que o dia não vai passar, e encerramos a jornada com a certeza de que era melhor nem ter saído da cama. Claro, não somos de ferro e tampouco obrigados a sorrir 24 horas por dia, em todos os momentos de nossa vida. Mas quando isso se torna algo rotineiro, é melhor parar para pensar sobre o que realmente está errado; pode ser que o problema não esteja lá fora, mas aí dentro.

Se tudo parece causar irritação, considere a possibilidade de analisar um pouco mais sobre si mesmo e tente praticar um exercício simples de apenas duas fases:

Primeira: Toda vez que algo lhe tirar do sério, tente pensar também no lado positivo da situação. Por exemplo: a programação de televisão deixa a desejar e você não aguenta mais estes programas de domingo. Qual o lado positivo? A oportunidade de sair de casa, conversar com amigos, fazer alguma atividade ao ar livre etc. Melhor que passar o dia irritado, é arranjar um outro foco. Se você se prender àquilo que lhe causou o mal-estar, passará o dia se lamuriando. Deixe para lá e siga em frente. Mas se este não foi seu caso, e o exemplo não se aplica à sua situação, não haverá, portanto, lado positivo? É evidente que há, basta você pular para a fase seguinte.

Segunda: Se algo lhe incomoda e não há nada que você possa fazer a respeito, pergunte-se se manter este estado de espírito irá resolver as coisas. Por exemplo: no caminho para o seu trabalho ou colégio, você se depara com um imenso congestionamento. O sangue sobe à cabeça, você está atrasado e não tem nenhum outro caminho que você possa fazer. E agora? E agora, nada. Acontece. O que vai resolver ficar irritado com algo que você não pode mudar momentaneamente? Só irá piorar sua situação. Imagine que depois de passar por tudo isso, você chega ao trabalho e no auge da sua irritabilidade, você falte com educação ao seu chefe. A culpa foi do trânsito? Não. A culpa foi sua que não soube lidar com uma situação, que deixou o ambiente externo afetar o seu interior e você preferiu agir assim.

Caso algo lhe incomode e não há nada que você possa fazer a respeito, siga em frente. Todos podemos desenvolver o autocontrole para permitir ou não que situações deste tipo virem uma bola de neve.

Você já reparou que quando deixamos uma tampa de panela cair na cozinha, logo cai um prato, um copo e se duvidar levamos um tropeção e batemos o dedão na quina do armário? Isso por que o que sentimos influencia todo o ambiente externo. E cada vez que somos influenciados negativamente pelo ambiente externo, mostramos que não somos capazes de controlar nossos próprios sentimentos.

Isso tudo não é algo que você passará a dominar no primeiro dia de treino, é uma lição que só dará certo se você incorporar à sua rotina gradativamente. Haverá um dia que você estará preso no trânsito, aproveitando para cantar aquela música que você tanto gosta, de vidros abaixados, sem se importar com o que está acontecendo do lado de fora.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (33)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More