Não carregue o peso que não te pertence

Ninguém é responsável pela felicidade de uma terceira pessoa, mesmo quando queremos poupa-la de todo o mal e curar todas as suas feridas. Quando nos colocamos em tal posição, tentamos ser responsáveis pela felicidade alheia, e não percebemos o peso dessa tarefa.

Verdade é que não importa o esforço feito para tirar alguém do fundo do poço, ela só sairá de lá quando quiser. Somente abandonará o abismo em que adentrou quando descobrir que sua felicidade não está em outras pessoas ou em coisas, mas no interior de si mesma.

Não somos super-heróis, predestinados a resolver todos os problemas do mundo. A síndrome de Clark Kent não se aplica a nós; não temos superpoderes. Ser um ombro amigo e carregar o peso dos outros nas costas são coisas completamente diferentes.

Não digo aqui que não devemos fazer o bem, ou que não tenhamos de nos preocupar, ou mesmo não nos esforçar para sentir a dor do outro. Ao contrário, um bom ser humano faz tudo isso. Digo que não devemos pôr as mãos nos problemas que não nos pertencem. Cada um tem seus momentos de dor, de feridas abertas, de aperto e tristeza; mas que sempre tendem a se resolver. Cada um supera seus problemas, seus desafios, no seu próprio tempo e à sua maneira.

Faça sua parte para ajudar o próximo; participe de campanhas do agasalho; ajude a servir sopas aos moradores de rua; visite crianças nos orfanatos; escute os problemas de um amigo; dê um conselho quando lhe pedirem; faça a boa ação que melhor lhe convier. Mas nunca faça por alguém o que esse alguém deveria fazer por si mesmo. O verdadeiro amigo está presente quando você cai; o verdadeiro amigo oferece apoio para que você se levante; o verdadeiro amigo não levanta você ou faz o percurso que você deveria fazer, ele anda do seu lado, ele não lhe empurra ou lhe puxa.

Pode ser difícil entender que não nos cabe a responsabilidade de tirar alguém do buraco, que não nos cabe a responsabilidade de ser motivo de felicidade de alguém. Se esse alguém não consegue ser feliz por si só, ela tem sérios problemas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More