Que tal uma carona a pé?

A sensibilidade de uma professora de Ensino Fundamental está mudando a rotina de vários alunos em São Paulo (SP). Ao observar que crianças iam e voltavam da escola acompanhada pelos pais, babás ou irmãos mais velhos, Carolina Padilha teve uma ideia: reunir todas elas para que juntas pudessem fazer o percurso. Daí surgiu o projeto Carona a Pé.

Como o próprio nome sugere, o Carona a Pé consiste em formar grupos de crianças, monitorados por pelo menos dois adultos, para que possam fazer o trajeto da escola de maneira segura, divertida e sustentável.

O projeto foi desenvolvido inicialmente em um bairro de São Paulo (Santa Cecília), mas vem conquistando novos adeptos em outras regiões, e hoje já conta com 8 rotas de carona.

Antes de iniciarem em uma rota, os pais, crianças e condutores concordam, formalmente, com os “combinados”, regras que determinam como funciona a comunicação entre todos, que horas devem estar prontos para encontrar seu grupo, como se comportar na rua e nas travessias, o que fazer se alguém perder o Carona a Pé, como levar um amigo para participar ocasionalmente da rota.

Para garantir a segurança, as crianças caminham pelas calçadas de mãos dadas. Dois adultos voluntários cobrem a dianteira e a retaguarda, garantindo que nenhuma delas se perca. Também é obrigatório o uso de uma faixa de segurança, que deixa as crianças mais visíveis no trânsito e identifica a turma.

Os organizadores do projeto visam implantar o Carona a Pé em outras escolas da cidade. Quem sabe esse não é aquele trabalho voluntário que você queria tanto fazer…

Imagens: Reprodução/Facebook
Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More