O MARKETING E A BELEZA

As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental. Essa é uma frase do poetinha Vinicius de Moraes, que afirmou ter amado muitas feias lindas e muitas feias interessantes.

O conceito de beleza atravessa tanto o contexto histórico quanto o social e, sim, ela é relativa, está nos olhos de quem vê. Acontece que no âmbito da comunicação, as coisas não são tão simples assim. Precisamos nos atentar a técnicas de oratória e design para apresentar determinada peça, ideia ou conclusão. Não basta ser, tem que parecer, como já afirmou Júlio César no século 1 antes de Cristo.

Cores, organização das informações, diagramação, fonte, tamanho, fotos e palavras são fundamentais para que as pessoas confiem mais na nossa apresentação. Há psicologia, marketing, design, planejamento, estrutura, estudo, curadoria de conteúdo e outros “n” fatores importantes quando queremos convencer que algo tem validade. Há mais de cem anos, com o advento do cinema, temos nos apresentado como seres ultra-visuais, onde a persuasão não está só nas palavras, mas também nas imagens e nos vídeos.

dumaine

Esse não é um texto político, mas um artigo que abre o olhar para a apresentação que os procuradores da Operação Lava Jato divulgaram na última quarta-feira (14) para tentar provar um suposto esquema de corrupção do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. O fato da apresentação deixar qualquer designer ou palestrante de cabelo em pé ajuda a desconstruir o seu conteúdo. Verdadeiro ou não, bem embasado ou não, qualquer arte mal feita ajuda as pessoas a desconfiarem do conteúdo nela publicado.

Vejo isso como professor na sala de aula. Os alunos que capricham na apresentação e deixam claras as ideias visuais como apoio de suas falas, largam na frente. E isso não deve valer só para o mercado de comunicação. Deve valer para o direito, para a medicina, para a engenharia, a astrofísica etc.

Também não podemos esquecer que embalagens feias geram menos vendas nas gôndolas, pessoas mal arrumadas geram menos negócios e carros sem lavar geram uma impressão negativa na carona.

As apresentações feias que me desculpem, mas beleza é fundamental.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More