SEMIDEUS NO VIRTUAL, INFELIZ NO REAL

“Eu invejo os paranoicos. Eles realmente acham que as pessoas estão prestando atenção neles.” (Susan Sontag)

Nesta semana palestrei na Social Media Week, um dos maiores eventos sobre mídia social digital, e explorei a relação entre redes sociais, a banalização da felicidade e a estética da selfie no mundo contemporâneo.

De acordo com o filósofo contemporâneo Pascal Brukner, a busca pela felicidade passa a ser obrigatória a partir dos anos 1980. Diante da era do consumo, o prazer é buscado em bens materiais, que esvaem pelos dedos e são descartados na sequência. Isso porque o prazer está na conquista, no acesso à coisa e não em sua utilização e permanência. Quem nunca teve preferências pelo trabalho, pela calça ou pela casa alheia? Mas, finalmente, no momento em que conquistamos algo similar, perde-se a graça e torna-se ao grande vazio existencial, uma de nossas únicas e grandes certezas.

O vazio que permeia o homem fundamenta a escalada consumista e lhe atribui pequenas felicidades com prazo de duração reduzido como compensação pela falta de laços e reconhecimento. O consumo, a padronização e o narcisismo passam a ser os protagonistas da contemporaneidade.

Cada vez mais, o direito de ficar só ou de não estar feliz deixam de existir. O sofrimento, muitas vezes, já é diagnosticado como patologia. Por conta disso, o homem perde essa prerrogativa e começa a se entregar a uma vida de conto de fadas, em que é feliz ou mostra uma felicidade pseudo-real nas redes, mas ao estar desconectado e imerso dentro de sí, se depara com o tédio e com a tristeza.

O sujeito se padroniza e alimenta um modelo de vida artificial para viver em meio a selfies, fotos de comidas incríveis, corpos esculturais e viagens paradisíacas. Uma vida diferente da vida real. Seria essa uma tentativa de sanar angústias e sofrimentos?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More