O coração curitibano e o documentário sobre Jaime Lerner

Curitiba ganhava em 1971 aquele que viria a ser o prefeito mais inovador da sua história. Lerner iniciava ali uma trajetória fantástica, que colocava a capital paranaense como referência mundial em planejamento urbano, qualidade de vida, mobilidade, sustentabilidade e design.

Seu jingle foi repetido por décadas falando que “o coração curitibano é… é o nosso coração”, mas confesso que adorei quando Millor Fernandes definiu Jaime como sendo a cara de Curitiba, porque Lerner usou do design para transformar a cidade da forma mais inteligente e encantadora possível. Exemplos não faltam, como o inimaginável calçadão da Rua XV, a transformação dos pontos de ônibus em tubos que reforçaram o conceito da “metronização ” deste meio, as canaletas exclusivas do Ligeirinho, a criação incrível da Universidade Livre do Meio Ambiente, do belíssimo Jardim Botânico, da magnífica Ópera de Arame,  do surpreendente Museu Oscar Niemeyer, da inusitada Rua 24h, das velhas pedreiras transformadas em parques lindos, e de tantos outros projetos que seguem alimentando nosso orgulho de viver aqui.

Para que tenham ideia, o sistema de transporte público (BRT), lançado em 1974 já foi copiado por cerca de 100 cidades ao redor do mundo. E mais: sua maravilhosa ideia de oferecer vale transporte em troca do recolhimento de lixo (já corretamente separado) fez da periferia curitibana a mais limpa do país! Lerner sempre foi inteligente, ao apostar em novos materiais sustentáveis, que além de todos os benefícios, permitiam a agilidade na execução. “Inovar é começar”, repetia ele, que ocupou a cadeira da prefeitura por outras 2 vezes, cujo brilhantismo ainda lhe rendeu mais 2 mandatos como Governador do Paraná.

Pelo reconhecimento de sua obra recebeu diversos prêmios e títulos internacionais com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), o 2001 World Technology Award for Transportantion, o 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements, pela União Internacional dos Arquitetos, e o Premio Volvo Environment Prize 2004. Em 2010 foi nominado pela revista Time um dos 25 Pensadores mais Influentes do mundo e em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD.

Estas memórias mereciam um registro a altura e o documentário Jaime Lerner – Uma história de Sonhos, de Carlos Deiró, está sendo lançado neste mês pela Pandora Filmes, com o olhar íntimo do amigo cineasta. O filme está em cartaz no Belas Artes de São Paulo, no Cineflix de Maringá, no cinema do Shopping Novo Batel aqui de Curitiba e deverá migrar para a TV fechada em breve. Confira o trailer oficial:

Espie agora algumas imagens dos projetos implementados por Jaime Lerner em Curitiba:

jardim-botanico-de-curitiba-0011Jardim Botânico

museu-oscar-niemeyer-1Museu Oscar Niemeyer
unilivreUniversidade Livre do Meio Ambiente

TUBO INSEGURO - CURITIBA - PARANA - 30/10/15 - Na rotula do cruzamento das ruas Eduardo Pinto da Rocha e Guacui, Tubo Osternack, no bairro Sitio Cercado, eh alvo de assaltos constantes. FOTO: Felipe Rosa / Tribuna do Parana - AGPTubo de Ônibus

ruaRua 24 horas

parque-tangua-7 Parque Tanguá

Vale lembrar que a TRIP FM teve uma conversa imperdível com ele, nesta última semana,  sobre o atual momento político brasileiro e sobre os principais desafios dos grandes centros urbanos. Clique aqui e escute a íntegra deste papo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More