50 tons de cinza e o mundo polarizado

Devo confessar que não li o livro e nem assisti ao filme, mas o título é tão bom, tão cheio de significado, que em um mundo político cada vez mais polarizado, é mais do que apropriado. Quem teve a oportunidade de assistir ao debate presidencial americano, no último 09 de outubro, pôde ver em primeira mão a polarização entre direita e esquerda que tomou conta do mundo — não pretendo fazer inferências do motivo, mas creio que há um certo esgotamento da população em relação aos moderados — o que facilita navegar em direção aos extremos.

Voltando ao UFC, digo debate, ao nos aproximarmos do final um dos integrantes da plateia — talvez cansado da pancadaria — pediu que os adversários falassem algo de bom um sobre o outro. Hillary elogiou os filhos de Trump, basicamente atestando que foram muito bem-criados e isto dizia muito a respeito do pai. Trump, por sua vez, elogiou a garra e resiliência da adversária afirmando que ela era uma guerreira e que nunca desistia.

Creio que é exatamente esta a razão pela qual a democrata não está 50 pontos à frente do republicano — o que, em condições normais de temperatura e pressão deveria estar acontecendo, dada a diferença de preparo entre os dois. Ser “guerreiro” — ao menos em alguns campos — significa desenhar uma linha bem sólida entre “certo” e “errado”; entre “pessoas que são oprimidas” e “pessoas que são opressoras”; entre “nós” e “eles”.

Verdade seja dita, o mesmo serve para o seu oponente. E isto ajuda a mostrar ainda mais a falta que um moderado faz. Para ficar apenas dentro da América do Norte, creio que vale a comparação com o atual ocupante da presidência e usar como indicador de medição um dos temas mais apimentados da atualidade, imigração. Creio ser desnecessário repetir o pensamento do candidato republicano sobre o tema. Hillary Clinton, por sua vez, em um discurso no final de 2015, sugeriu que construir muros, mentais ou físicos, ou fechar a porta aos outros era um sinal de mau-caratismo. “Se conectar com todas as grandes lutas que avançam a dignidade e os direitos humanos, as lutas para defender os direitos dos trabalhadores, acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade social (…) se resumem a mesma pergunta fundamental: qual humanidade devemos reconhecer como aceitável? ” A resposta certa, completou: “todas”.

Quando Obama fez um discurso sobre o tema em 2014, ele primeiro falou a respeito das fronteiras americanas e como ele as havia tornado mais seguras e como havia reduzido a imigração ilegal à metade. Quando se referiu aos que se opunham às suas políticas, disse entendê-los e completou: “milhões de nós, e me incluo nisto, podemos rastrear nossos antepassados por diversas gerações neste país, antepassados que trabalharam arduamente para se tornarem cidadãos americanos. Entendo ser difícil aceitar que se dê passe livre à cidadania americana (…) mas acredito ser importante termos este debate sem contestarmos o caráter uns dos outros”.

É claro que deve-se considerar os estilos pessoais nos discursos políticos, mas o conteúdo deles também demostra a diferença de pensamento. Enquanto o ocupante atual prefere reconciliar e atrair as pessoas ao minimizar as diferenças, os dois adversários da disputa se entrincheiram em suas “verdades”. No caso da democrata, o discurso de que os EUA são uma nação que deveria receber todos, de todos os lugares soa abstrato. É mais uma ideia ou posição moral do que um lugar físico. Além disto, contrasta de maneira gritante com a posição adversária. Ao fechar a disputa entre uma América xenófoba e outra utópica, sem espaço para o meio termo — ou para os 50 tons — os eleitores que se preocupam com a questão das raízes e da homogeneidade como pré-requisito para cidadania acabam achando a “América grande novamente” xenófoba mais atraente do que a abstração cosmopolita — apesar de ter sido a busca por esta, e não por aquela, que transformou uma colônia agrária em superpotência mundial.

Esse é um exemplo que devemos observar com muito cuidado, porque é fácil demais aceitar a situação de dois lados opostos como natural e culpar a própria democracia pela falta de opções.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More