Empreendendo entre a prisão e o sucesso

Dois empreendedores, mas que empreenderam de maneira diferente. A definição é Nathalia Arcuri, moderadora de um bate-papo descontraído sobre empreendedorismo e liderança ocorrido nesta quarta-feira (30), durante a CCXP UNLOCK, evento que antecedeu a Comic Con Experience.

Os convidados foram Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech, e Willen Puccinelli, gerente de produtos da linha Xbox no Brasil. O primeiro é um profissional que viveu “entre a prisão e o sucesso”, o segundo nasceu pra ser médico, mas resolveu transformar a carreira – fadada a seguir um trilho de trem – por uma série de trilhas com destinos incertos.

Além do forte sotaque mineiro, Gustavo não tem papas na língua. “Você não pode ser tarado e ginecologista ao mesmo tempo”, diz o profissional quando recomenda que os profissionais da plateia foquem em nicho promissores.

Os nichos foram apenas uma das dicas do Gustavo, cujo currículo traz marcas como ser eleito uma das 50 mentes mais inovadoras do país pela revista Proxxima. “Tenha um propósito para inovar. Um macete é perguntar a si mesmo: estou melhorando a vida das pessoas com isso?”, explica.

Segundo o CEO, entre o mapa e o terreno, escolha o terreno. “Planeje menos e faça mais. Não conseguimos prever o futuro, a única maneira de encontrar um futuro diferente é experimentando. Você não consegue fazer um planejamento de cinco anos sem imaginar um mundo diferente de hoje”, afirma.

O segredo é executar. “Estamos na era de fail fast […] A vantagem nossa contra os grandões: eles não conseguem experimentar”, finaliza.

Nessa mesma linha de escolhas, Willen diz que é preciso focar sua carreira em trilhas, não num trilho. “Seja um empreendedor ativo”, afirma o executivo da Microsoft. “Trace limites audaciosos, mas realistas. Mesmo que você não chegue lá, chegará muito mais longe do que se optasse por metas pequenas”, afirma.

O executivo, que tem passagens pela Mattel e Sony, afirma que se você se cercar de pessoas iguais a você, dificilmente você vai pensar diferente. “Se no ambiente de decisão, cinco pessoas são iguais, quatro estão sobrando”, destaca.

E você, concorda? Comente.

frasefinal

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More