Time-lapse mostra todos os terremotos entre 2001 e 2015

Se segura! Tem muito mais terremoto por aí do que a gente imagina. Acompanhe essa animação e confira todos os tremores de terra registrados entre 2001 e 2015.

Cada segundo é um mês. O tamanho dos círculos representa a magnitude do tremor. E as cores, a profundidade (para o lado do vermelho é mais superficial, para o lado do roxo é mais profundo).

Além do surpreendente número de bolinhas que nos mostra que existem muito mais terremotos do que aqueles que alcançam o noticiário, é interessante notar como quase a totalidade deles fica de fato sobre as rachaduras das famosas “placas tectônicas” que formam a superfície do planeta e que ficam se esbarrando constantemente, causando os tremores.

Nosso Brasilzão, como gostamos de lembrar frequentemente, é de fato abençoado e praticamente livre de terremotos e outros desastres naturais (infelizmente não podemos dizer a mesma coisa sobre os desastres NÃO naturais, aqueles causados por algumas pessoinhas nefastas-como-terremotos, salpicadas sobre nosso querido território verde-amarelo).

A animação é da Science on a Sphere (que é parte da NOAA).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More