A pegadinha no telhado que deixava os passageiros dos aviões desesperados

Você está na janela do avião, achando que está chegando em Milwaukee mas vê uma mensagem em um telhado dando as boas vindas a Cleveland.

Com tantos procedimentos e tecnologia envolvidos nos embarques, hoje em dia é quase impossível entrar no avião errado (se bem que a Gol conseguiu a façanha, no começo deste mês, mas vamos acreditar que seja uma rara exceção). Portanto, é sempre agradável ouvir o piloto dando as boas vindas ao seu destino, contando como está o tempo local, e dar uma olhada pela janelinha para apreciar a vista da cidade e quem sabe até reconhecer alguns pontos famosos.

Como isso, por exemplo:

o WELCOME TO CLEVELAND facebook

Ah, mas que coisa mais simpática! Alguém escreveu uma mensagem de boas vindas no telhado!

Só tem um detalhe: esse telhado fica em Milwaukee. Cleveland fica a mais de 7 horas deste lugar.

Imagine o pânico entre os passageiros dos aviões, todos certos de estarem chegando à Milwaukee.

Tudo começou em 1978 quando um funcionário desse estúdio fotográfico contou para o seu patrão (o fotógrafo Mark Gubin) que eles ficavam bem na reta final dos aviões e que dava para ver direitinho o telhado lá de cima. Sugeriu que seria legal colocar uma mensagem tipo “Bem-vindo a Milwaukee”. Mas o patrão Mark Gubin teve uma ideia melhor e resolveu colocar Cleveland.

A piada logo se espalhou, mesmo sem internet. Foi a melhor propaganda que poderiam ter feito. Gubin foi entrevistado por diversos veículos e o lugar ficou famoso e todo mundo achava aquilo muito engraçado. Quer dizer, nem todo todo mundo.
O primeiro sinal de descontentamento foram as centenas de cartas de passageiros que chegavam todos os meses na porta do estúdio. O segundo foi um caos no procedimento de aterrissagem dentro das aeronaves, com muitas luzinhas de gente chamando as comissárias de bordo, desesperadas por acharem que estavam no avião errado e justamente naquele momento em que todo mundo tem que ficar bem comportadinho na poltrona. As comissárias já sabiam exatamente o lugar e o momento em que os passageiros iriam começar a surtar, elas nem sentavam antes porque sabiam que ainda precisariam trabalhar antes do pouso.

Com o tempo a piada foi sendo incorporada à cidade, os pilotos começaram a avisar pelo sistema de som que o sinal era uma pegadinha e o lado estressante da coisa foi sendo eliminado. O telhado virou uma atração simpática.

De qualquer modo, só por garantia, a prefeitura de Milwaukee proibiu desde então qualquer tipo de mensagem em telhados. Mas deixou o de Mark Gubin ficar.

Então tá avisado. Se algum dia você for para Milwaukee e avistar pela janela do avião um telhado dando as boas vindas a Cleveland, fique tranquilo. Mas se avistar a Estátua da Liberdade, talvez seja um vôo da Gol.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (55)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More