Nossa versátil fábrica de cachorros. Será que já não passamos muito do ponto?

São 340 raças desenvolvidas por humanos nos últimos séculos. Mas e o preço pago esses por esses animais em termos de qualidade de vida? Será que tem valido a pena?

Border Collie puro. Golden Retriever puro. Poodle puro.

Só que não. Nenhum desses é puro, muito pelo contrário. Foram misturados, chacoalhados, centrifugados e cruzados no melhor estilo Sodoma e Gomorra (muitas vezes com cruzamentos parentais) por inúmeras gerações até ficarem com uma configuração específica.

Ironicamente foi justamente o nosso querido e simpático genérico, o mais puro de todos, o chamado vira-latas, que ganhou a fama de ser o “misturado”.

É comum ouvir por aí:

-“Ah, ele é meio collie misturado com pastor… vira-latão mesmo, né?”

Então, só para deixar bem claro é assim ó:


raça bonitinha = misturado

vira lata = puro


Claro que não sou contra nenhum cachorro, nem estou querendo insinuar que só o vira-lata que é bom e o resto não deveria existir. Não é isso. Afinal, desses cruzamentos surgiram animais mais inteligentes, mais ágeis, mais dóceis e mais bonitos. Mas talvez esteja na hora de nos perguntarmos se não passamos do ponto, se não exageramos na dose e se o preço pago por esses animais já não está caro demais.

[jg-ffw]Screen Shot 2016 12 26 at 10.21.38[/jg-ffw]

Meus dois Golden Retrievers morreram este ano, um com 7 anos e o outro com apenas 5, ambos com câncer. Um processo MUITO triste e sofrido.

Alguns animais não conseguem sequer respirar direito porque seus focinhos foram encurtados demais. Outros têm dificuldade de locomoção, displasia no quadril.  Lembro que na minha infância eu ouvia dizer que cachorros viviam uns 13, 15 anos. Hoje isso caiu pela metade.

Será que é justo da nossa parte criar raças as custas de qualidade de tempo de vida? Será que é possível estabelecer um limite? E qual seria esse limite?

Não sou um especialista em cachorros e o objetivo do post não é causar polêmica (espero não atrair os fanáticos que estragam qualquer chance de trocas produtivas nos comentários), mas gostaria de ouvir a sua opinião sobre o assunto, ou mesmo novos dados para esse tópico. Escreva!

(tks Rodrigo Mauger pelo video)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More