Palavras cruzadas contra o Alzheimer

Alzheimer é uma doença que assombra muitos de nós. Chegar ao final da vida e esquecer pouco a pouco o que se viveu é uma realidade bem difícil de superar, seja para a pessoa ou para os familiares.

O número de pessoas diagnosticas com a doença cresce a cada dia, e estima-se que triplicará até 2050. Um ponto que pode ajudar e muito na progressão da doença é obter um diagnóstico no início, possibilitando assim um melhor planejamento. Para isso, é essencial compreender os sinais de alerta e como eles se evoluem através do tempo.

A fim de contribuir para uma melhor educação sobre a doença de Alzheimer, a Alzheimer’s Foundation of America (AFA) se utilizou de algo muito usado para exercitar o cérebro: palavras cruzadas; e então criou o “The Hardest Crossword”, uma série de palavras cruzadas baseadas nas perguntas que pacientes reais de Alzheimer perderam a capacidade de responder ao longo do tempo por conta do desenvolvimento da doença.

The Hardest Crossword 6

Primeiro, familiares de pacientes reais foram entrevistados para compartilhar os eventos e manifestações de sintomas que testemunharam ao longo dos anos. Isto incluiu tanto os sinais iniciais (como esquecer um fogão ligado ou ter dificuldade de realizar uma tarefa simples), quanto casos de sintomas evoluídos após o diagnóstico (como não se lembrar onde mora ou perder a capacidade de reconhecer entes queridos).

Em seguida, todos os dados foram compartilhados com Will Shortz e Fred Piscop, editores-chefes de palavras-cruzadas para o New York Times e o USA Today, respectivamente. Com a ajuda de ambos, as histórias de cada paciente foram transformadas em uma palavra cruzada.

Ao tentar solucionar questões como “O filho de Katherine”, “A música preferida de Katherine” ou “Katherine adicionou isto por engano na receita do purê”, o leitor inadvertidamente é colocado no lugar do paciente. E no final, recebe uma mensagem que perturba:

“Não consegue encontrar as respostas? Nem a Katherine.”

As respostas podem ser encontradas no site thehardestcrossword.com, que traz uma versão online de cada palavra cruzada e história por trás delas. Há ainda um vídeo estrelado por Will Shortz e um dos entrevistados, explicando como o projeto ganhou vida. Assista abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pBYyaCfq5yw

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More