,

O que acontece com seu corpo quando você para de fumar?

Deixar de fumar é um grande presente que você dá à sua saúde. Mas esse mau hábito é difícil de abandonar, porque influi em motivos psicológicos, falta de motivação ou pelo vício causado pela nicotina.

Se você planeja parar de fumar, este vídeo informativo doAsapSCIENCE pode ser o impulso que você precisa para abandonar de vez esse hábito.

O vídeo explica o funcionamento interno do seu corpo e como ele se beneficia quando você deixa de fumar. As mudanças acontecem desde os primeiros 20 minutos; assista ao vídeo no player acima e abaixo confira uma lista criada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

20 minutos
O coração volta a funcionar normalmente. Os capilares da rede vascular são reestabelecidos. A circulação sanguínea melhora e aumenta a sensibilidade dos dedos das mãos e dos pés.

12 horas
O nível de monóxido de carbono no sangue começa a diminuir e o de oxigênio a aumentar. A composição do sangue volta ao normal.

De 2 semanas a 3 meses
O risco de uma parada cardíaca começa a reduzir. Os sintomas do vício desaparecem. A circulação sanguínea nos vasos periféricos melhora. O tecido pulmonar se regenera e o funcionamento dos pulmões melhora muito.

De 1 a 9 meses
A tosse e a falta de ar diminuem. Isso não é imediato, já que os pulmões precisam de tempo para eliminar as substâncias nocivas que foram acumulando.

1 ano
Acaba a necessidade de tabaco. A pele fica mais saudável e elástica. O risco de uma doença cardíaca diminui em 50%.

5 anos
A circulação volta ao normal completamente. Os indicadores de risco de derrame cerebral reduzem a níveis de não fumantes. O sistema nervoso e imunológico passam a funcionar muito melhor.

10 anos
O risco de desenvolver câncer de pulmão diminui pela metade em relação a um fumante. O risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, rins e pâncreas também diminuem muito.

15 anos
O risco de sofrer uma doença cardíaca ou a probabilidade de contrair uma doença oncológica é o mesmo de uma pessoa que não fuma.

Published in Criatividade

Also published on Medium.

Written by Paula Romano

Profile photo of Paula Romano

Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo. Vive na Cidade do México.

Comments

Leave a Reply
  1. Me Ajudem! É impressionante como mesmo sabendo de todos os malefícios do cigarro ainda não consegui largar o vício! Já tentei usar esse remédio parar parar de fumar e ainda assim não deu resultado!

    Precisaria de algo que fosse realmente eficaz, que desse certeza de resultado, sei lá, alguma coisa desse tipo, porque já estou perdendo a fé em todos esses remédios, adesivos, chicletes e tratamentos para tabagismo!

    Alguém ai tem alguma sugestão pra mim?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…