Como identificar um mentiroso

Todo mundo mente. É o que dizem os especialistas em comportamento humano. A mentira pode servir para não magoarmos alguém de quem gostamos ou para nos livrar de um problema.

Mas e no dia a dia profissional, você mente?

Nem um pouquinho?

Eu também não.

Mas acontece que é justamente aí que a mentira corre solta. Uma mentirinha para não levar bronca do chefe ou aquela espichada nas habilidades do currículo durante uma entrevista são alguns exemplos do que acontece no cotidiano. E como descobrir quando alguém está mentindo para você?

Existem alguns sinais que as pessoas exibem quando estão mentindo. Estes sinais são uma demonstração de desconforto já que a pessoa sabe que aquilo é errado e não é incomum que o aprendiz de Pinóquio acabe se entregando no caminho através destes sinais. Ocorre uma espécie de conflito no cérebro que reage contra a argumentação do mentiroso. Os policiais costumam desmascarar os mentirosos justamente lendo estes sinais corporais sem nem precisar recorrer a um polígrafo.

Veja quais são os principais sinais:

Desviar o olhar

Quando a pessoa mente é muito comum que ela desvie seu olhar para minimizar sua culpa e evitar um confronto. A pessoa pode ficar desviando o olhar do interlocutor ou ficar olhando para os lados enquanto retrata os “fatos” para contar a lorota.

Voz e fala

A voz pode ficar mais baixa ou a fala projetada pra dentro, além de uma ocasional gagueira. A fala pode ficar desconexa ou a pessoa ficar repetindo as frases como: “Ah, você quer saber porque eu cheguei tarde ontem?’ Estes são indícios que a pessoa está alinhando os pensamentos para solidificar a mentira.

Mãos

Uma característica que herdamos de nossos antepassados é que numa situação de perigo as mãos ficam frias e suadas porque o sangue circula mais na cabeça e órgãos vitais. É o corpo se preparando para lutar ou fugir. Justamente quando a pessoa que mente está em perigo de ser revelada.

Suas mãos também podem ficar levemente trêmulas ou agitadas exageradamente ou ainda podem ir parar nos bolsos numa tentativa de esconder todos esses sinais.

Coceira

Outro sintoma é a coceira na cabeça ou braços. É um sinal da pessoa querendo formar uma espécie de barreira entre a pessoa e o interlocutor.

Pele

Durante uma mentira, a pele do rosto pode ficar ruborizada ou a pessoa pode muito pálida com toda a pressão e estresse da situação. Isso varia de acordo com a situação e para quem a pessoa está mentindo. É bem diferente contar uma mentira para a melhor amiga e contar outra para os diretores da empresa.

Então lembre-se que a mentira tem pernas curtas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More