Nem tudo é opinião

[mks_dropcap style=”letter” size=”72″ bg_color=”#f9f9f9″ txt_color=”#191919″]L[/mks_dropcap]iberdade de expressão, internet e redes sociais. O que de fato significa a junção destes itens?

Vivemos em uma época em que as pessoas têm orgulho de dizer o que pensam, embora digam através de redes que, muitas vezes, as protege no anonimato.

É engraçado como vomitar opiniões idiotas e ofensivas virou significado de liberdade de expressão para muitos que assinam suas postagens simplesmente como anônimo, ou através de perfis falsos. São gente que provavelmente não tem amigos na vida real e vive de causar burburinho na internet recebendo como recompensa a falsa sensação de ser “amado” ou “admirado”, mesmo que seja por alguém com quem nunca teve contato real.

Não obstante a tudo isso, a pergunta é: em que ponto deste caminho chamado liberdade o sentido de humanidade (“ser” [do verbo ser] humano) e a empatia ficaram para trás?

Opinião é opinião, calúnia é calúnia e ofensa é ofensa. São três coisas diferentes, embora seja evidente, dadas as circunstâncias, que muitos não saibam diferenciar o que é o que.

“Tal pessoa é feia e burra, essa é minha opinião”. Não, essa é uma ofensa que você direciona a alguém.

“Acredito que meu concorrente de vendas não seja ético e roube seus clientes, na minha opinião você não deve confiar nele”. Não, isso não é uma opinião.

Usar do termo “liberdade de expressão” para justificar bobagens ditas sem nenhum fundamento ou argumentos sólidos que sustentem sua “opinião” é manchar o termo duramente conquistado em épocas outrora muito difíceis, quando realmente não se podia expressar de forma legítima sem ter de pagar com o preço da perseguição, tortura e em muitos casos, da morte.

Quem gosta de usar os meios atuais para exercer tal liberdade, que o faça de forma construtiva. Não consegue, então criei um blog de fofocas e sensacionalismo, assine embaixo e faça sucesso com isso; infelizmente ainda há público para idiotice.

E essa é só minha opinião; para alguns (espero que não para você) apenas outra bobagem qualquer. Pense antes de falar, escrever e publicar. Nem tudo é liberdade de expressão.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (6)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More