SXSW: Hip Hop(e) no resgate social de jovens

Todos nós conhecemos trajetórias tristes de jovens que se perderam ao longo do caminho, foram expulsos da escola, de casa e se viram sem qualquer perspectiva de futuro, seja por abandono da família, pelo abuso de drogas, ou pela desistência social diante de dificuldades e inseguranças. Roberto Rivera encontrou na sua história pessoal a motivação para contribuir com a transformação comunitária, em um projeto fantástico chamado Hip Hope, cuja estrutura incorpora as melhores práticas na aprendizagem emocional, crescimento pós traumático e mudança social.

Rivera se considera hoje um “hope dealer”, por estar conseguindo inspirar esses jovens e oferecer ferramentas que engajam através da música, para que voltem a acreditar em si mesmos, ao invés de querer impôr uma intervenção forçada. Com o Hip Hope, estes jovens ganharam voz e representatividade. Os resultados são impressionantes, chegando a um crescimento de 100% na graduação de turmas de supletivo, cujo atraso foi sendo completamente substituído pela esperança já no primeiro ano de implantação do projeto. Em apenas 3 anos, 28 escolas deste perfil adotaram o caminho e se transformaram nas melhores do país.

No TED feito por Roberto, ja podemos antecipar um pouco do que veremos no South by Southwest. É inspirador e fácil de compreender a potência da empatia gerada.

[signoff]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More