O Professor e o peixe

Acordei pensando (de novo) nos nossos M&M’s mentais.

Passamos o dia inteiro lendo um monte de pedacinhos de coisas, só para esquecer de tudo logo em seguida. É a maldição da timeline. A gente acha que é informação, mas na verdade é entretenimento.

E foi aí que lembrei da história do professor Louis Agazzis e seu peixe.

O professor e o peixe

220px Louis Agassiz H6O professor Agazzis era um zooólogo suíço, que dava aulas em Harvard no final do século 19. Era a maior autoridade no assunto na época. Era um apaixonado pelas criaturas da natureza e deixou dezenas de estudos científicos publicados e estudados até hoje.

Um dia, um jovem estudante recém-chegado a Universidade (Samuel Scudder) procurou o professor Agazzis e disse que seu sonho era ser seu pupilo.

“Certo. Vamos ver se isso é possível. Sente-se naquela sala. Eu já volto”

Depois de um tempo o professor Agazzis voltou com um… peixe morto. Colocou-o sobre a mesa e falou apenas isso:

“Olhe para o peixe. Daqui a pouco eu passo de novo”.

fish3

Samuel não entendeu muito bem, mas se ajeitou na cadeira e começou a olhar atentamente o peixe. Dez minutos depois ele já sabia tudo. Tamanho, peso, cheiro. Descobriu até que a boca não ficava fechada de jeito nenhum, sempre abria de novo. E com a missão cumprida, ficou esperando pela volta do professor. O que só aconteceu uma hora depois.

Agassiz não ficou nem um pouco impressionado. Nem com a coisa da boca.

“Olhe mais. Muito mais. Volto daqui a pouco”


Uma tarde com o peixe

Desta vez, Samuel foi abandonado com o peixe durante a tarde inteira. Não podia imaginar o que mais faltava enxergar. Consumido pelo tédio, resolveu pegar um lápis e papel e tentar desenhar aquele pobre coitado de olhos arregalados. Zoólogos adoram desenhar animais em caderninhos, vai ver essa isso que faltava. E realmente o truque funcionou. Samuel conseguia enxergar agora muito mais detalhes. As escamas cuidadosamente sobrepostas, as ranhuras no rabo.

Quando Agassiz abriu a porta, Samuel marcou seu primeiro gol falando logo de cara:

“Agora eu vi o quanto tinha visto pouco da primeira vez”

Agassiz abriu um sorriso e mandou Samuel continuar olhando. Não chegou nem a entrar na sala. Disse que havia encomendado um lanche para eles e que retornaria no final do dia para concluirem a atividade.


Um fim de dia com o peixe

Já era noite quando Agassiz retornou com os sanduíches para encontrar uma mesa – e um Samuel – completamente cobertos e sujos de restos das entranhas do peixe. Cansado, porém com a excitação de um alien explorando o planeta, Samuel enxugou o suor da testa com o antebraço e começou a contar tudo como se Agassiz não soubesse nada daquilo.

“Rá! Olha só isso! Os dois lados são absolutamente simétricos, e os orgãos são pareados! E aqui, o intestino se acomoda de um jeito que…”

Gastaram o resto do tempo trocando as maiores intimidades do peixe.


E você nessa história?

Nesta história tem dois componentes importantes, que talvez sejam exatamente os que nos faltam hoje em dia: o tédio e o tempo dedicado a apenas um único assunto.

O tédio, paradoxalmente, tem função ativa: ligar a curiosidade. E o tempo, junto com a emoção, é o que faz as coisas imprimirem direito no seu cérebro.

Quando você rola um timeline pulando de coisa em coisa e gastando 1 ou 2 minutos em cada uma delas, é bem óbvio que você está em modo M&M. Entretenimento passível de esquecimento sumário. Não acredita? Responde rápido então: quais foram as 3 coisas mais interessantes que você leu ontem? Faça essa pergunta para você mesmo toda noite e prepare-se para pirar.

Não tem nada de errado em usar conteúdo como entretenimento. Mas não dá para achar que você tá absorvendo ou aprendendo alguma coisa de verdade. E alguns assuntos são interessantes demais para você deixar passar.

fish2

Tem que olhar mais, muito mais. Tem que enxergar além do tamanho e peso. Tem que perceber que é preciso investir um tempo maior.  E as vezes, só pegando o estilete e abrindo a barriga mesmo.

Agassiz, naquela noite, se despediu de Samuel dizendo:

“Fatos são coisinhas bobas se não forem conectados com algo maior”

Olhe seu peixe.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More