Vestibular e Enem judiam. Dicas para desestressar

O preparo para o Vestibular e o Enem é um processo estressante para muitos alunos. Há muito a estudar, os exames são difíceis e as vagas mais almejadas são muito concorridas. Há alunos que passam meses se preparando para essas provas. Esse período tende a ser estressante e exaustivo.
Como pode o aluno reduzir o estresse para que o preparo para o Vestibular e o Enem não seja tão desgastante?

1.  Tenha uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável gera mais disposição e energia para estudar. Comer bem não significa alimentar-se de forma demasiada, e sim, escolher alimentos que façam bem à saúde. Deve-se evitar o consumo excessivo de açúcar e de gorduras. Em vez disso, deve-se comer proteínas magras, carboidratos cujo valor glicêmico não seja muito alto – frutas, verduras, grãos – e gorduras que fazem bem à saúde e ao cérebro, como o famoso ômega 3.

É importante que o aluno não passe muitas horas sem comer, pois isso prejudica o funcionamento do cérebro. É difícil estudar quando se está com fome. Outra observação importante: o período de preparo para o Vestibular e o Enem não é uma época indicada para se fazer um regime radical. Dietas que recomendam cortar carboidratos causam cansaço, tanto físico como mental.

2. Pratique exercícios físicos.

O fato de o aluno estar muito ocupado, preparando-se para exames de grande importância, não é motivo para deixar de fazer atividades físicas. O exercício físico é um antídoto para o estresse e a ansiedade. Além disso, melhora o raciocínio e a memória e dá mais energia a quem o pratica regularmente.

3. Esteja sempre bem hidratado.

Durante os estudos, é importante que o aluno beba bastante água ou outras bebidas que hidratam o corpo, como água de coco. A hidratação é importante, tanto para o corpo como para a mente. Não é recomendável o consumo demasiado de refrigerantes – mesmo os sem açúcar –, pois cafeína em consumo pode causar ansiedade e estresse.

4. Durma sete ou oito horas por noite.

Por mais ocupado que esteja o aluno – por mais que ele tenha de estudar –, é fundamental que durma o suficiente. O ideal é dormir sete ou oito horas por noite. Não se deve sacrificar o sono, mesmo que seja para estudar por mais tempo. A falta de sono prejudica a concentração e a memória e é fonte de estresse, ansiedade e depressão. Em vez de dormir menos, o aluno deve passar menos tempo à frente da televisão ou navegando pela Internet.

5. Não postergue os estudos.

Alunos que postergam os estudos – que começam a estudar algumas semanas antes das provas – submetem-se a um nível de estresse terrível. Por mais inteligente que seja, o aluno tem muito a revisar e estudar. Começar a estudar poucas semanas antes das provas é extremamente estressante, pois há muito a assimilar. O ideal é iniciar os estudos o mais cedo possível. Isso requer disciplina, pois é normal deixar para o amanhã o que não se deseja fazer hoje. Contudo, é um elemento fundamental para se ter sucesso em provas como o Vestibular e o Enem. Os alunos que evitam postergar os estudos conseguem administrar bem o tempo. Quando há mais tempo para estudar, torna-se possível se preparar muito bem para as provas e, consequentemente, o processo é muito menos estressante.

6. Evite lugares barulhentos ou distrações durante o estudo.

É recomendável que se estude em um lugar silencioso, onde não há interrupções. O silêncio facilita a concentração. O aluno não deve estudar à frente da televisão ou em um lugar onde haja pessoas conversando. Não se deve ouvir música enquanto se estuda. A mente deve estar completamente concentrada nos estudos. Portanto, deve-se deixar o celular de lado enquanto se estuda! Durante os estudos, deve-se esquecer da existência de chats, Facebook e outros aplicativos ou sites.

7. É importante ter um bom professor para orientá-lo nos estudos.

O bom professor não é apenas um educador didático. É também alguém que se importa com os alunos. Se o aluno encontrar dificuldades nos estudos ou precisar de orientação, é importante que tenha um professor que esteja disposto a ajudar. São muitas as qualidades de um bom professor. Uma delas é ajudar os alunos a enfrentar desafios acadêmicos. Se ao longo dos estudos, o aluno encontrar dificuldades, deve pedir ajuda ao professor. Este deve estar sempre pronto a ajudá-lo. A orientação, os conselhos e a ajuda acadêmica do professor são de imenso valor para o aluno.
O aluno deve também pedir ajuda aos pais. Estes devem tentar tranquilizar os filhos e ajudá-los durante esse período importante de sua vida.

8. Elabore um programa de estudos.

Como há muito a estudar para o Vestibular e o Enem, é fundamental que o aluno organize os estudos. Ele deve decidir como alocar seu tempo: quantas horas por dia dedicará a cada matéria. Cada aluno deve montar um programa de estudos e segui-lo. Há alunos que preferem estudar todas as matérias todos os dias. Já outros que preferem estudar apenas algumas matérias por dia. Não há um programa de estudos ideal. O essencial é que seja bem organizado e eficaz.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More