,

Like! Amei! Geek

Os 6 princípios da Gestalt no seu dia Enxergando coisas onde tem e onde não tem

Gestalt também é conhecida como a “Lei da Simplicidade”. Segundo essa teoria, todo estimulo é percebido, primeiro, em sua forma mais simples. E geralmente a forma mais simples é o conjunto, o todo.

Por isso enxergamos primeiro a letra “A” na capitular do parágrafo acima e não os tracinhos 1, 2 e 3. Por isso enxergamos os carros nas ruas e não seus componentes (as rodas, os vidros, a lataria, os faróis, etc) e por aí vai. Em outras palavras, o “todo” possui prioridade no processo cognitivo.

“Olha mamãe, um carro!”

Isso acontece porque nosso cérebro está constantemente tentando interpretar o mundo que nos cerca, o mais rápido possível. Ele tenta colocar ordem no caos de estímulos a nossa volta porque isso é fundamental para a nossa sobrevivência.

Por exemplo: NACMLEIA. Seu cérebro vê essas letras e não gosta. Em pouco tempo ele vai botar uma ordem nessa bagunça até surgir uma MELANCIA na sua cabeça.

A teoria ganhou o nome de “o todo unificado”, ou em alemão, “Gestalt”.

NPG x128694; Rudolf Arnheim by John Gay

Bom, 34 anos depois, um psicólogo meio designer chamado Rudolf Arnheim percebeu que essa história toda, de elementos e como eles são percebidos pelo nosso cérebro, tinha tudo a ver com design gráfico. Especialmente com branding, afinal de contas as marcas buscam justamente uma percepção positiva, em um piscar de olhos. Arnheim acabou escrevendo um livro chamado “Arte e Percepção Visual” (Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye), que virou um marco na história da psicologia, da arte e do design.

Abaixo, o resumo dos 6 mandamentos (os princípios da teoria Gestalt). Interessante conhecer, mesmo que você não seja um designer ou arquiteto. É bacana perceber como estamos imersos em estímulos visuais que seguem essas regras. São princípios de harmonia, um conceito que pode ser extrapolado para outros universos como a harmonização social, a noção da elegância, gastronomia, música, terapia e até na biologia, na natureza.

Talvez você possa até usar essas regrinhas no seu dia a dia, na maneira como trabalha, no lugar que você escolhe para conversar com os amigos, na roupa que você vai vestir amanhã, na capa do disco que você adora, no rosto da pessoa pela qual você se apaixonou (vamos falar sobre isso mais abaixo).

Imagine que os 6 princípios da Gestalt são as perguntas que o seu cérebro faz cada vez que você olha para alguma coisa.

 

01. SIMILARIDADE

Hmmm… coisas parecidas. Devo agrupar? similar similar2 hard-days-night

O efeito da similaridade causa outro: o da anomalia, o diferente que chama a atenção

 

02. CONTINUIDADE

Direcionamento do olhar. Eu chamo de tobogã de olho. Você olha, e seu olhar escorrega para um alvo.cont1

continuidade2

Weather Line. O app que usa continuidade para previsões

cont

O decote que direciona seu olhar pela continuidade. E você achando que Gestalt era uma coisa acadêmica

 

03. FECHAMENTO

Seu cérebro não precisa de todos os elementos para ver o todo. clousure Pricipios Gestalt

olha como você é craque nisso: bastam os extremos e você completa a maior parte.

Fechamento pode ser um vício, como comprovado neste episódio do “The Big Bang Theory”.

 

04. PROXIMIDADE

Existe uma distância “mágica” em que os elementos deixam de ser elementos e se transformam em uma coisa só. Como nesse logo:proximity

 

05. FIGURA

Pura vontade de enxergar. Seu cérebro quer tanto enxergar algum significado nas formas que dá até para usar os espaços que sobram entre as coisas (o famoso espaço negativo). O logo do Carrefour, do Fedex, etc.Noma Bar_Bittersweet-7 [Converted]

E claro, Escher. escher

 

06. SIMETRIA

 

Tipo eye candy, tudo arrumadinho, equilibrado e harmônico. Há exceções, mas de modo geral, nosso cérebro enxerga beleza naquilo que é simétrico. Por isso muitas marcas são simétricas.

Quer fazer uma experiência divertida? Tire uma foto bem de frente e corte-a ao meio. Flipe as metades. Quanto mais parecidas, mais bonito(a) você é (na teoria).

Olha o Brad Pitt:

brad

Olha o Brad Pitt comparado com o Jay Leno: brad2

Agora olha o Zé Serra:

serra

Tem essa campanha da Nissan, que fala que simetria é um saco, mas mesmo assim tá harmônico:

Nissan_Cube_3 Nissan_Cube_2 copy

A Gestalt está por aí, bem diante dos seus olhos (e dentro da sua cabeça). Fique atento que você enxerga.

Published in Design

Also published on Medium.

Written by Wagner Brenner

Profile photo of Wagner Brenner

Fundador, editor (e UX 24/7) do Update or Die.

Comments

Leave a Reply
  1. Todo professor acaba viciado em fechamento porque ficam fazendo aquele lance de deixar a turma completar a frase hahaha. “Tipografia é o estudo dos… dos…” E não tem como ir embora enquanto não fechar a frase!

  2. Olá! Acho que me perdi um pouco. Não conhecia a Lei da Simetria. E o que vc traz como FIGURA, seria a Lei da Unidade? Dei por falta da Lei da Segregação e a Lei da Pregnância. Estou estudando a Gestald e fui buscar umas infos na net, por isso acabei ficando um pouco confusa, já que algumas denominações mudam de artigo para artigo!

  3. No texto tá escrito que são 7 mandamentos, mas só citou 6. Meu cérebro ainda tá procurando o sétimo…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…