,

Like! OMG

Você é amigo ou inimigo do mico? Animação explica bem a mentalidade do crescimento vs a fixa

Bem bacana essa animação sobre um dos assuntos mais legais que conheço e também uma das melhores posturas que você pode aprender a ter diante da vida. É a diferença entre uma mentalidade de quem quer expandir e a de quem não quer de jeito nenhum.

Por exemplo: você tá em um hotel e alguém inventa uma atividade que ninguém do grupo nunca fez. Sei lá, um campeonato de arco e flecha. Uma parte das pessoas vai ficar animada. E a outra vai ficar aterrorizada. Os que ficam animados são os que não estão preocupados com uma provável performance ruim, nem têm medo de pagar mico. Querem aprender uma coisa nova e isso os deixa animados. A outra parte da turma, os que já estão procurando uma rota discreta de fuga para uma saída à francesa, pensa diferente. Eles tem uma zona de conforto que dominam e morrem de medo de entrar em uma situação em que possam ser percebidos como iniciantes e atrapalhados. Eles tem “uma imagem à zelar”. Não são esnobes, nem anti-sociais, é apenas a maneira como funcionam. Geralmente são ultra-competentes em algumas coisas e gostam de ficar nesses universos onde são autoridades. A vontade deles seria treinar arco e flecha em algum lugar escondido até ficarem bons – e aí entrariam na brincadeira.

Essa foi a teoria que a psicóloga lá de Stanford, a Carol Dweck, formulou (“Two Mindsets: growth mindset vs Fixed mindset”) e que foi a base para um dos posts de maior sucesso aqui do UoD (“O que acontece quando você fica elogiando a inteligência de uma criança”).

Se você é da segunda turma tenho uma má e uma boa notícia. A má é que a primeira turma tem uma mentalidade melhor perante a vida porque conta com o esforço e não com o talento. A boa? Você pode pular de turma, mas precisa treinar e estar aberto a mexer na sua própria personalidade. mas dá para se desprogramar.

Published in Comportamento

Also published on Medium.

Written by Wagner Brenner

Profile photo of Wagner Brenner

Fundador, editor (e UX 24/7) do Update or Die.

Comments

Leave a Reply
    • Impro é um estilo de vida, onde vc aprende a ficar confortável com a sua vulnerabilidade. Work in progress! Já fui totalmente Jay, agora sou bem Ana…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Loading…