Comercial do Kindle usa o “cinza” de SP e ganha resposta do prefeito

Sem querer entrar muito no mérito da situação esquizofrênica de publicitários que são de esquerda, vale avaliar os desdobramentos do comercial feito para o Kindle, explorando o cinza de São Paulo (já com um certo atraso), como um case.

cinza2

Ações de comunicação de “oportunidade” são, por definição, aquelas que se beneficiam de um awareness emprestado de buzz, gerado principalmente por jornalismo e redes sociais. Quando entra nessa equação o viés político (e/ou religioso e/ou futebolístico, como se sabe) é quase certo o descontrole e o tiro pela culatra. E hoje em dia, é rápido, bem rápido.
Neste caso do Kindle, o comercial não foi apenas prontamente respondido pelo próprio prefeito da cidade (como era de se esperar), como acabou tendo suas intenções questionadas e desafiadas. E ainda virou uma oportunidade para doações e manifestações, inclusive da concorrência.

comercial do kindle usa o cinza

De novo, acho que o aprendizado aqui vai além da questão política. Nos faz lembrar que, ações de oportunidade devem sempre prever os respingos indesejáveis PARA A MARCA. Achar que basta simplesmente pegar “carona” com algum acontecimento recente (como fazíamos nos antigos anúncios de oportunidade de outrora), sem projetar repercussões, é ingenuidade. Imagino que a intenção da agência – e principalmente da Amazon/Kindle – era simplesmente fazer uma peça bem humorada aproveitando um assunto vigente (com atraso), e não uma crítica pesada sobre a postura contra pichadores, etc. Mesmo porque o negócio da Amazon é vender livro e não gastar um dinheirão de produção e veiculação para questionar gestão municipal.
Mas… uma coisa é a intenção, outra coisa é o que acontece na vida real quando a peça segue sozinha pelo mundo.

O comercial do Kindle

A resposta do prefeito João Doria

A ação e “oportunidade” da concorrente da Amazon

17499098 1324958354218774 1482114435046216482 n

Até o posicionamento político dos criativos envolvidos no comercial foi levantado, imagine que loucura (mas uma possibilidade real hoje em dia). Enfim, os desdobramentos continuam, mas acho que já deu para ter uma ideia do residual que está se formando como resultado do comercial.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (18)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More