Uma imagem impressionante do caminho das reações químicas dentro de UMA célula

Pára um pouquinho aí a sua vida e dá uma olhada nessa imagem:

vias1

Da Wikipédia:

Uma via metabólica é uma série de reações químicas onde uma reação fornece o substrato da reação seguinte, sendo a reação seguinte dependente da anterior e em cada via deve haver no mínimo uma reação irreversível, se não houver essa etapa irreversível a via é considerada um ciclo fútil onde só há dissipação de energia. Em cada via, um composto químico é modificado por reações químicas. Estas reações são aceleradas por enzimas. Minerais, vitaminas e outros co-fatores são muitas vezes necessários para que a enzima execute a sua atividade. Muitas vias são complexas. Várias vias metabólicas formam uma rede metabólica. As vias são necessárias para que o organismo mantenha a sua homeostase. Toda via possui uma etapa limitante, que é a reação mais lenta do processo.”

Os detalhes, os nomes, a sequência exata, as etapas, tudo isso é impressionante mas nada é mais incrível do que simplesmente esquecer o lado científico da coisa e apenas admirar a complexidade dessa imagem como um todo.

Olhe para esta imagem e pare para pensar que isso tudo está acontecendo dentro de cada célula do seu corpo. Cada uma das 10 trilhões de células. Pensar nisso é absolutamente embriagador em vários níveis.

vias4

01. Primeiro, porque isso acontece em uma coisinha diminuta e microscópica.

02. Segundo, porque o resultado dessa sequência é o que mantêm o seu corpo estável, como por exemplo, em relação à temperatura, ao nível de glicose no seu sangue, a quantidade de água e minerais, etc. A tal homeostase do texto acima, da Wikipédia. Mas quem ensinou as células a fazer uma coisa tão complexa?

03. Terceiro, porque descobrimos isso tudo, cada passo, cada reação. Apesar do item 1. Parabéns humanos.

04. E quarto, porque a gente sempre enlouquece com os celulares errados. Os celulares bons mesmos somos nós. E os animais e plantas. A gente acha que um iPhone, um tablet, um computador, um carro, um avião são as coisas mais maravilhosas do planeta mas esquece que cada um de nós, rico ou pobre, branco, preto ou amarelo, homem ou mulher… todos nós. Somos um sistema infinitamente mais elaborado, mágico e precioso. Você ganhou um presentão quando veio para este planeta.

Para explorar a imagem você vai precisar baixar e dar zoom muitas vezes.

[via]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More