Será que estamos evoluindo no marketing esportivo?

Na última semana, diversos canais de mídias publicaram em seus portais (inclusive o Marca, famoso jornal esportivo da Espanha) sobre a ação feita pelo patrocinador máster do Fluminense de Feira de Santana em um jogo pelo campeonato baiano.

Será que estamos vivendo um novo momento no marketing esportivo?

flu da bahia
Em uma ação feita com parceria com a DM9, para os varejistas Walmart e Hiper Bom Preço. Ao invés dos números tradicionais e o nome dos atletas, a camisa traz o preço e a descrição dos produtos.

Esse ano, no dia da mulher, o Cruzeiro fez uma ação expondo os problemas das mulheres em suas camisetas.  Foi uma ação inovadora de uma grandeza enorme, abraçando uma causa para conscientizar um universo machista, que é o futebol.

cruzeiro

Ideias boas com propósitos, espero que vire hábito no futebol brasileiro.

 

AÇÕES PONTUAIS X TORCEDORES

Ás vezes, os torcedores não gostam de ações pontuais, mas é uma ótima oportunidade de inovar em ações com seus patrocinadores e abordar assuntos importantes com propósito.

Quando bem-feita, essas ações dão um ótimo resultado principalmente em: mídia espontânea, posicionamento da marca, vendas e lançamento de um produto. Ocasionando a satisfação do seu patrocinador.

Rodrigunho Alcatel
Em meio a coletiva de imprensa, o celular do Rodriguinho tocou e o volante atendeu dando uma de ator e anunciando: “Desculpa aí gente, mas é notícia boa então está bom. Um parceiro novo que está chegando aqui no Corinthians. Vocês vão ficar sabendo”. No dia seguinte o Corinthians anunciou a Alcatel Celulares como patrocinador.

Sejamos honestos, os times precisam de seus patrocinadores, principalmente os times de menor expressão, onde suas maiores receitas são provindas. Essas ações com propósito + resultados ajudam no relacionamento dos clubes com seus patrocinadores.

Reprovado pela torcida, por mais que houve uma enquete na escolha do produto, foi uma ação feita em 2015 pelo Botafogo. No mesmo dia da mulher que o Cruzeiro fez sua efetiva ação, um patrocinador pontual divulgou uma “ Oferta maluca” de um secador em sua camiseta durante o clássico contra o Fluminense, até mudando de preço durante o intervalo.

Resultado de imagem para promoção botafogo secador
Ação promocional feita por um patrocinador pontual do Botafogo no Dia Internacional da Mulher

Listo alguns dos possíveis motivos dos torcedores não terem “aprovado” a ação pontual:

Produto anunciado– Secador – Falta de sensibilidade de escolher um produto que é usado na analogia de “secar” os adversários( mesmo que tenha sido escolhido em enquete)

Oportunidade de patrocínio na camisa–  O Botafogo usou nas costas o 3º lugar de maior visibilidade no uniforme. Que é legal. Mas o Fluminense- BA e Cruzeiro, usaram um espaço “não utilizado”, que são os números como um elemento da sua comunicação. Não usou suas costas como um” outdoor”.

Patrocínio pontual– Não acho que o patrocínio pontual seja ruim, o nome já diz que é pontual Porém usar da camiseta como um simples “outdoor”, o torcedor não gosta por não enxergar propósito no patrocínio, somente aparecer em rede nacional. O sentimento é que foi “usado e jogado fora”.

O CAMINHO É LONGO, MAS O IMPORTANTE É SEMPRE SEGUIR EM FRENTE

Seguindo a analogia no mercado de comparar “banana x banana”, acho injusto comparar uma ação de 2015 com 2017, querendo ou não as coisas mudam muito rápido, apesar de ser pouco tempo de diferença. Mas enxergo essas ações como uma evolução positiva, que estamos começando a entender os torcedores e aprendendo a nos comunicar com eles.

Quem sabe não teremos mais entrevistas inspiradoras, como a do José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa e FAM, reconhecendo em uma entrevista para a ESPN o retorno que o Palmeiras trouxe para suas marcas.

Felipe Melo coletiva
Todas as contratações do Palmeiras, são anunciadas na FAM ( Faculdade das Américas)

O mesmo falou que apesar de divulgar na TV há anos a Crefisa, somente agora as pessoas gravaram seu nome. A FAM ( Faculdade das Américas), triplicou  o número de alunos matriculados.

É muito gostoso ver essas ações saírem do papel e tomarem proporções grandes para as marcas, acredito que estejamos seguindo o caminho certo, em passos curtos mas sem deixar de evoluir.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More