Quer gravar mensagens de voz mais impactantes no WhatsApp?

Conheça cinco técnicas dos locutores publicitários.

1) Grave mensagens curtas

Os locutores publicitários são contratados para gravar textos de 15 ou 30 segundos para TV e rádio. Às vezes uma peça publicitária pode ser um pouco maior, tendo até um minuto de duração. Mas nos dias de hoje a tendência é passar o recado no menor tempo possível. Na internet, por exemplo, podemos pular um anúncio depois de apenas 5 segundos! Moral da história: por mais curta e direta que seja a mensagem de voz, mais chance você tem de segurar a atenção do ouvinte.

2) Grave num ambiente silencioso

Os locutores publicitários gravam em estúdios com isolamento e tratamento acústico. Quando você grava uma mensagem de voz no WhatsApp, busque um ambiente quieto com pouca reverberação de sala. Se há outras pessoas falando por perto, vire de costas ou se afaste um pouco do grupo antes de gravar a mensagem. Evite gravar perto de fontes de ruído como janelas abertas, TVs e rádios ligados, etc.

3) Não fale alto demais

A regra dos locutores publicitários é tratar o microfone como se fosse o ouvido do ouvinte. Quando você grava uma mensagem de voz no WhatsApp, tome cuidado para não falar alto demais. Você deve passar a impressão que está conversando com a pessoa e não apenas transmitindo informações. Ao baixar o volume da voz, você estabelece uma conexão emocional com o ouvinte e a sua mensagem tem mais impacto.

4) Tome cuidado com a distância entre a boca e o celular

No WhatsApp é necessário segurar um botão enquanto você grava uma mensagem de voz, mas não afaste o celular longe demais da boca. Nos estúdios profissionais o locutor normalmente grava de 15 a 20 centímetros do microfone. Um jeito fácil de determinar a distância correta é fazer o gesto surfista de “hang loose” com a mão – colocando a ponta do polegar contra os lábios e a ponta do dedo mínimo contra o microfone do celular.

5) Tome cuidado com o ar que sai da boca

Quando falamos com o celular colado no rosto, o ar passa por baixo do aparelho sem bater no microfone. Mas quando seguramos o celular na nossa frente, o ar às vezes bate no microfone, causando “puffs”. Os locutores publicitários usam um pop-filter (filtro anti-puff) para resolver este problema. Podemos evitar puffs quando gravamos mensagens de voz no WhatsApp de outra forma: segure o celular mais baixo do que a linha da boca e fale por cima dele. Assim o ar não bate no microfone e não estraga a gravação.

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More