A sorte de Lucky

Há séculos gatos pretos são associados a sorte e azar. A civilização egípcia os considerava sagrados. Veneravam a deusa Bastet, representada como uma mulher com cabeça de gato preto, e consideravam crime capital quem matasse gatos. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis, divindade caçadora, e ela também passou a ser associada ao animal.

Os persas acreditavam que eles eram espíritos elevados e a cultura islâmica faz várias associações entre os gatos e o profeta Maomé, a quem teriam inclusivamente salvo da morte, ao matar uma serpente que o atacava. Os asiáticos acreditam que o gato é o protetor dos agricultores por caçar os ratos. Os nórdicos os relacionavam com Freya, a deusa do amor e da beleza, que possui uma carruagem puxada por dois gatos que representavam as qualidades da deusa: a fertilidade e a ferocidade.

Então quando é que esses deuses das 7 (ou 9) vidas viraram sinônimo de azar e sexta-feira 13?

A culpa, talvez, seja da Igreja Católica. Papa Gregório IX incluiu gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos e exterminados pela Inquisição por estarem associados a bruxaria e maus espíritos. O Vox In Rama foi o primeiro documento oficial que condenou o gato preto como encarnação do Satanás. Bem absurdo mesmo. Assim o gato preto foi amaldiçoado por toda a Idade Média — e virou até o culpado do assassinato macabro de “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, coitado.

Depois dessa minha palestra toda sobre gatos, é quase impossível acreditar que eles continuam sendo perseguidos ou vítimas da crendice popular, né?

A verdade é que cerca de 70% dos gatos que estão para adoção são pretos e a maioria fica lá até a morte. :(

Para contrariar esses mitos e quebrar essa corrente, a ONG Adote um Gatinho fez uma ação divertida pra conscientizar sobre a adoção dos gatinhos pretos. Eles inscreveram Lucky, um gato preto que estava para adoção, em diversos sorteios e promoções. O bichano se deu super bem e ganhou vários prêmios, até um PlayStation (que inveja…). Dá o play pra conferir:

https://www.facebook.com/luckygatopreto/videos/1917914948488623/


A campanha fofa foi criada voluntariamente pela Leo Burnett.

Adote. Sorte mesmo é ter um gato ronronando no seu colo. :)

***

Como ajudar a Adote Um Gatinho: acesse o site ou envie um e-mail para  [email protected].

Pedidos de ajuda a gatinhos abandonados devem ser enviados para [email protected]

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More