Por que alguns países são ricos e outros pobres?

Não escolhemos onde nascemos, chegamos na parte do mundo que nos correspondeu e é isso. Não há o que fazer. Podemos lutar para melhorar a nossa realidade, mas nascer em um país pobre vai trazer mais dificuldades a uma pessoa que nasceu em um país rico.

E é sobre isso que se trata o excelente vídeo do The School of Life, no qual aprendemos sobre por que alguns países são ricos enquanto outros são tão pobres.

A explicação se dá a partir de três pontos:

O primeiro deles é a corrupção. Diferente dos países ricos, em que o mais qualificado é quem será contratado, em países pobres existe a ideia de que não é o melhor que deve ocupar uma vaga de trabalho, mas quem seja parte da família, amigos ou pessoas com alguma relação com o contratante. Isso gera não a melhor maneira de realizar o trabalho, mas o crescimento da riqueza de um mesmo clã – aumentando a desigualdade.

abre 1

O segundo ponto é que em países mais pobres todos seguem uma crença. Tirando os Estados Unidos, que conseguiu juntar religiosidade e dinheiro, todos os outros países mais ricos do mundo não dão importância à religião.

Mas por que religiosidade é tão ruim para a criação da riqueza? Segundo o vídeo, porque ela se baseia no conceito de que há que esperar chegar ao paraíso para se ter uma boa vida. O que não acontece quando as pessoas se livram deste conceito e acreditam na sua capacidade de enriquecer e ter uma vida melhor a partir de suas próprias conquistas pessoais e profissionais.

O terceiro ponto é que países pobres têm o clima mais quente. Pode reparar, até mesmo no Brasil, as áreas mais ricas do país estão no Sul e no Sudeste, onde há mais frio do que no Norte e no Nordeste onde há mais pobreza. O clima quente dificulta o plantio e atrai doenças geradas por insetos que se reproduzem em climas tropicais.

Em resumo, o que designa a riqueza ou a pobreza de um país é:

  • 50% da riqueza se resume nas instituições de um país;
  • 20% devido à sua cultura;
  • 10% relacionado à latitude, conectividade com o resto do mundo e boa sorte geológica.

O vídeo oferece mais explicações sobre as diferenças entre os países pobres e ricos, além de trazer uma mensagem muito apropriada sobre compaixão e empatia… afinal, somos um só mundo e não há porque uns esbanjarem de muito enquanto outros padecem tanto. Temos recursos o suficiente para dividir e converter esse planeta em um lugar bom para todos.

Assista no player a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=9-4V3HR696k

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More