Um shazam para flores

O imediatismo pode ser caracterizado com um dos novos males do século. A facilidade e rapidez que a internet trouxe tem seus prós e contras. Essa velocidade aguçou nossa curiosidade ao máximo, tornando um verdadeiro vício querer resolver instantaneamente toda e qualquer dúvida. 

Por isso é bem provável que você tenha o app Shazam instalado aí no seu celular se for um amante da música. Não é mais preciso esperar o locutor do rádio anunciar o artista ou recorrer a outras fontes para descobrir que música era aquela que estava tocando. E isso é ótimo, certo?

Mas e quando o assunto é natureza? É fácil identificar e diferenciar uma rosa de uma margarida… mas e o resto das milhares de espécies de flores que tem por aí? Quem aí se habilita a pegar uma enciclopédia botânica? Ninguém!

Pensando nisso, a Microsoft divulgou em seu blog de pesquisas que está trabalhando ao lado de botânicos chineses num sistema de reconhecimento inteligente, que se baseia na tecnologia de reconhecimento de imagens da própria Microsoft.

post shazam flores UOD 02

O reconhecimento é feito através de um algoritmo que permite apenas o upload de fotos em boa qualidade. Após ser aprovada, a foto passa por uma série de outros filtros, que medem a largura, altura e diversos pontos da imagem, que produzem um mapa de ativação bidimensional.

flower project1 2 1024x619

Ainda em fase de testes, o aplicativo tem sido alimentado com quase 3 milhões de fotos de flores para guiar o reconhecimento.

É claro que o app poderá possuir finalidades profissionais mais sérias, mas a ideia vai facilitar a nossa vida. Já já não será preciso esperar nem um minuto para descobrir o nome de uma flor. ;)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More