Mesmos dados, charts diferentes. A manipulação por design

Dados, e números em geral, vêm sempre envoltos em uma aura de credibilidade porque afinal de contas são… dados. Não tem opinião, apenas a verdade nua e crua dos fatos. Dos dados.

Uma das mentiras mais perigosas do mundo. Números, apesar de sua natureza inquestionável, precisa e correta realmente não permitem opiniões. Mas interpretações, sim. O tempo todo. Dá para induzir à um monte de conclusões manipuláveis, só dando uma forçadinha na interpretação, como bem sabem as instituições financeiras, o comercio e os analytics de redes e sites por aí.

Quer um belo exemplo de como números e infográficos são perigosos?

Esse gráfico abaixo está emoldurado e pendurado em uma parede lá na Casa Branca. O Donald Trump tem o maior orgulho de sua acachapante vitória nas ultimas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Em vermelho, os distritos republicanos. E em azul, os distritos democratas.

 

01. O mapa da vitória na versão Trump:

 
CyTF3AuWgAEM37e

 

02. O mapa da vitória na versão Designer sério:

 
E abaixo, um gráfico feito com exatamente os mesmos dados, mostrando os locais onde cada um ganhou ou perdeu, só que acrescentando um “pequeno” detalhe: o tamanho das populações.

Cw081uBUcAAwHI6

Claro que ele ganhou mesmo, não há esse questionamento e o post não é sobre política, mas sim sobre o lado negro da força do design. O ponto é a manipulação visual, o tamanho dessa vitória, que no primeiro mapa parece ter sido absolutamente gigantesca, quando na verdade foi bem apertada.

Design tem poder. E com grande poder… nah, nem sempre. Fique atento.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (10)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More