Cannes? Pra quê Cannes?

Tive a oportunidade de ir umas sete ou oito vezes ao Festival de Cannes.

Nas duas primeiras, agi como um iniciante ávido por aprendizado, assisti a todos os filmes, fiz anotações de tudo que me chamou a atenção, fui a todos os eventos e festas, à cerimônia final. Um aluno exemplar.

Com o tempo, fui percebendo que o Festival de Cannes era mais um ego-trip, misturado com construção de networking e malho de vendas das agências e produtores, fornecedores em geral.

Continuei indo ao Festival, mas agora para jogar vôlei de praia com meninas de top-less, alugar um carro e passear pelo sul da Itália e/ou Mougins e arredores, pelo prazer da viagem e da gastronomia. Reservava os últimos dias para assistir apenas ao short-list e à cerimônia final.

Depois, desisti de ir e mandava gente talentosa da minha equipe no meu lugar. Fazia mais sentido, era mais estimulante e produtivo pra eles.

Numa das minhas últimas idas ao Festival de Cannes, em 1985 ou 1986, então já como Diretor de Criação para a América Latina, fui com o Márcio Moreira, todo poderoso Diretor Intergalático de Criação da McCann Mundial, e o Carlos.

Carlos era um profissional de criação argentino, um talento puro e, como todo argentino com talento puro, era teimoso e resistente a ser contratado por uma agência multinacional com o perfil da McCann. Mas queríamos o Carlos pra comandar a Criação da McCann-Argentina.

Pra seduzi-lo, viajamos juntos na primeira classe, de São Paulo a Paris. Alugamos um puta carro e fomos descendo ao Sul, até Nice e Cannes. A ideia era levarmos dois dias, chegarmos a tempo pra festa oficial da McCann em Cannes, da qual Márcio era o anfitrião, para o short-list e a cerimônia final.

Mas levamos cinco dias. Fomos pelas estradinhas vicinais mais remotas do Interior da França, La Campagne.

Parávamos em botecos, casas de frios e embutidos caseiros, em pequenas boulangeries de famílias, nos entretínhamos com as iguarias locais, vários tipos de comida de verdade, quiches, queijos, presuntos, salames, pães e vinho, muito vinho.

Acabávamos dormindo num daqueles hotéis de charme ou numa acolhedora pousada popular mesmo. Inclusive passamos um dia inteiro numa praia de nudismo, algo extremamente embaraçoso e constrangedor pra nós três, latino-americanos metidos a machistas, mas que afinamos diante de tanta gente pelada.

E assim se passaram os dias, e assim chegamos a Cannes atrasados, bem no final. Mas deu tempo de o Márcio abrir e fechar a festa da McCann, participar da cerimônia de entrega dos prêmios.

Foi ótimo, minha melhor viagem ao Festival de Cannes, mesmo não estando lá.

E o Carlos recusou o convite de contratação pela McCann.


Texto publicado originalmente no Blog do Perci

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More