Um deck de 52 cartas com dicas para profissionais de criação

deckall“Todos nós temos um profundo desejo de pertencer à algo maior do que nós mesmos. É por isso que existem as religiões, os super heróis, as nações, as tribos, as turmas, as comunidades e os partidos políticos. Tire vantagem dessa necessidade básica do ser humano. Procure algo maior do que o seu produto e coloque em um pedestal. Você pode celebrar alguma coisa intangível como uma atitude, um estilo de vida ou uma escola de pensamento. Você pode elogiar uma pessoa, ou um grupo. Pode glorificar um objeto, ou um lugar. Pode até enaltecer uma determinada era, uma época de ouro, uma jornada pelo tempo ou um legado histórico.

Mas evite a qualquer custo colocar sua própria marca nesse pedestal. Seja o padre, não a divindade. Nenhuma marca deve se auto glorificar, afinal de contas, ninguém gosta de um narcisista. Ao invés disso, seja o meio através do qual o consumidor pode se conectar com um ideal muito maior e mais sagrado.”


Esse é o texto da primeira carta do DECK OF BRILLIANCE, a “Glorifique & Celebre”.

Logo de cara, um caminho clássico, poderoso e ainda recorrente na publicidade mundial. E condensado em poucos minutos.

São mais 51 cartas-rotas como essa.

 

Deck of Brilliance

A intenção desse baralho de mágicas é justamente essa: classificar rotas mentais e não ideias em sí.

As ideias continuam obviamente dependentes dessa sua cabecinha doente para ganharem vida. Mas o “Deck of Brilliance” acaba funcionando como um sistema gerador de ideias porque traz o pragmatismo e a pro-atividade em relação àquilo que todo mundo imagina que seja o seu dia: ficar olhando para o horizonte, esperando a inspiração baixar. Como vivo repetindo, só quem tem prazo para ter uma ideia que precisa ser nada menos do que a melhor, sabe o parto que é o processo criativo. Nada romântico, ralação total.

Além da breve descrição em cada carta, tem ainda uma série de videos com exemplos em cada uma delas. Uma verdadeira aula prática e um prazer para qualquer um, não apenas os profissionais. Os “amadores criativos” (A.K.A “todo mundo”) também vão gostar, tenho certeza.

deck2O deck também me fez lembrar desse post que escrevi tempos: “5 Retro-Engenharias de Criação Para Você Desempacar”, que também mostra uma estratégia de estímulo para momentos de empacamento criativo, para se fazer comerciais em diferentes gêneros, de trás para frente.

A dica do “Deck of Brilliance” é do nosso croupier criativo, o Feijão (Felipe Giglio), o cara da banca nesse jogo. Obrigado pelo achado precioso.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More