Os diferentes tipos de líderes de UX

Apesar de ser uma disciplina nova, UX está passando por uma fase de amadurecimento e evolução. Hoje já é comum vermos líderes de empresas com background de UX, e a tendência é que isso se torne ainda mais comum à medida em que os times de UX continuem crescendo e as empresas compreendam mais e mais os benefícios em se investir em uma boa experiência para os seus usuários.

Como designer, esse mesmo fenômeno tem pontos positivos e negativos.

  • Positivos, é claro, porque como designer você tem mais possibilidade de crescimento em sua carreira. O surgimento de cargos de liderança em UX representa um empoderamento dos nossos profissionais — que agora têm acesso a camadas mais altas da hierarquia das empresas, participa de discussões mais estratégicas, e possui mais poder de decisão na hora de determinar o futuro de grandes corporações. Com isso, o trajeto da carreira de um designer também fica mais interessante; somos a primeira geração a ver empresas cujo CEO tem background de UX.
  • Negativos porque nem tudo são flores quando o assunto é carreira. Muitas empresas criam cargos de liderança menos como uma forma de empoderar mais o time de UX, mas simplesmente como estratégia emergencial de retenção de talentos — que caso não recebessem uma promoção poderiam deixar a empresa e ir trabalhar em outro lugar. O que isso causa é uma inflação de cargos e profissionais que, na prática, ainda não estão preparados o suficiente para assumir tais cargos ou que não estão empoderados o suficiente para tomar decisões requeridas de um cargo mais sênior.
    Prós e contras colocados de lado, quais são os diferentes tipos de cargo de liderança em UX que existem hoje?

career1Disclaimer: diferentes empresas usam nomenclaturas diferentes na hora de definir o papel de seus líderes. A divisão abaixo reflete o que tenho visto de mais comum em New York e San Francisco, depois de mais de 6 anos trabalhando nos EUA. Se tiver correções sobre como isso tem funcionado no Brasil, deixe seu comentário no fim do post.

 

 

tripa1UX Lead

Apesar de possuir “Lead” no nome, esse profissional não é chefe de departamento ou gerente direto de outros profissionais de UX; o nome “Lead” é atribuído dentro de um projeto específico.

  • Exemplo: “Oi cliente, eu sou o Fulano, sou o UX Lead aqui no time.”
  • Significa: “Oi cliente, eu sou o Fulano, e eu sou o profissional de UX que é responsável por tomar decisões de UX dentro desse projeto que a gente está começando hoje.”

O papel dessa pessoa é liderar o design daquele determinado projeto/produto e manter o foco na experiência do usuário. Pode ser que essa pessoa tenha outros UXers abaixo dela trabalhando no mesmo projeto, mas pode ser que não (dependendo do tamanho do projeto).

Muitas vezes uma pessoa pode ser UX Lead no projeto A (ou seja, liderar a parte de UX desse projeto), mas no projeto B essa mesma pessoa pode ser liderada por outro profissional. Pode ser também que esse UX Lead tenha um chefe que também é UX (seja esse chefe um Gerente/Coordenador de UX, Head de UX ou Diretor de Criação).

 

tripa2Coordenador ou Gerente ou Diretor de UX

O Gerente de UX costuma se envolver menos nos projetos especificamente, mas liderar o time de UX provendo mentoria para os designers, participando de revisões de trabalho, e cuidando da operação geral do time (por exemplo, cuidando da alocação do time em cada um dos projetos da empresa).

  • Exemplo: “Oi, eu sou o Fulano e eu sou gerente de UX aqui na empresa.”
  • Significa: “Oi, eu sou o Fulano e eu cuido do funcionamento e operação do time de UX, garantindo que a engrenagem de UX aqui funcione da melhor forma possível.”

Esse profissional também costuma ser responsável por desenvolver as habilidades profissionais dos membros do time — seja através de treinamentos, de sessões de mentoria, de suporte em projetos específicos, etc — além de gerenciar de um certo número de projetos simultâneos, é claro.

É provável que essa pessoa também participe de reuniões com clientes mais sênior, e que em alguns momentos contribua para definir a visão da organização sobre UX.
Normalmente a diferença entre os três nomes citados anteriormente diz respeito à senioridade do profissional e ao tamanho do time abaixo dele, onde Diretor está acima de Gerente, que está acima de Coordenador. Nada diferente da nomenclatura usada em outros tipos de empresas.

 

tripa3Diretor de Criação

O Diretor de Criação é o profissional responsável pela visão criativa do time, extrapolando simplesmente User Experience e passando a focar em áreas como redação, design visual, tecnologia, direção de arte e estratégia. É quem lidera o time criativo e define o nível de qualidade que se é esperado de cada membro. Essa nomenclatura é usada em empresas onde o time de UX é considerada parte do time de Criação.

  • Exemplo: “Oi, eu sou o Fulano, Diretor de Criação aqui da empresa.”
  • Significa: “Oi, eu sou o Fulano, e eu cuido da visão criativa do time que vai se envolver no seu projeto ou com sua empresa.”

Essa pessoa gera ideias, possibilidades, define a direção para a solução de design e trabalha com clientes e com membros do time para puxar a barra da qualidade para cima, independente do projeto. É também ele quem define como o time deve operar, quais métodos e processos utiliza, e qual a melhor estratégia criativa para atingir os resultados esperados.
Diretores de Criação podem vir de várias áreas diferentes — e tradicionalmente a mais comum delas é a Direção de Arte. Mas nos últimos anos, com o amadurecimento dos times de Design e UX, é comum ver diretores de criação que tenham um background de UX ou Design de Interação.

 

tripa4Head de UX ou CXO

Em empresas menores costumam ser chamados de Head de UX, em empresas maiores Chief Experience Officer. Esse é o profissional de UX mais sênior que existe em toda a empresa, e é ele quem define a visão que a empresa tem sobre User Experience.

  • Exemplo: “Oi, eu sou o Fulano, CXO”
  • Significa: “Oi, eu sou o Fulano e sou eu quem define o que UX significa aqui dentro.”

Normalmente esse profissional é a figura de proa, a “cara” de UX dentro da empresa, e é ele quem carrega a bandeira de UX da empresa mundo afora — seja em eventos de grande porte, vídeos, palestras e outros tipos de canais onde a visão de design da empresa é representada.

O CXO é extremamente sênior e consegue ter conversas de igual para igual com CEO, CMO e CTOs de outras empresas. Da porta para dentro ele é responsável por trabalhar com os líderes criativos e de UX da empresa para definir a visão de longo prazo sobre UX. É ele quem decide os próximos passos que a empresa tomará do ponto de vista de Design.

E na sua empresa, como funciona? Existe algum termo diferente dos que listamos aqui?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More