A revista produzida 100% “outside”

Em momentos de premonições apocalípticas em relação à mídia impressa, qualquer forma de mostrar como esse meio ainda pode ser relevante, interessante e “conectado” é válida. E como em qualquer outra coisa que mostramos por aqui, quanto mais criativa for essa maneira, melhor.

E os parabéns da vez vão para a Go Outside – que como o nome diz, é voltada “à vida lá fora”, de esportes de aventura a turismo não-convencional, passando pelas descobertas nesse percurso. E para mostrar tudo isso nas páginas de forma prática, melhor que qualquer explicação textual, eles produziram uma edição única – e até onde eu pude pesquisar inédita: uma revista produzida 100% outdoor, no lugar onde as pautas aconteciam, com pedaços literais das histórias inseridos nas páginas. Sem gráfica, sem computadores. Só papel, tinta, cola, fita adesiva e outros equipamentos triviais.

“The Outside Edition” é uma edição-conceito que recria e amplifica toda e qualquer experiência dos apaixonados por revistas. Em uma das matérias, sobre a arte Titicaca (nascida entre Peru e Bolívia), pedaços de tecido foram colados como parte da ilustração de uma representante do povo quéchua. Nas páginas seguintes (28 e 29), um caule de totora, planta aquática do lago local, está lá presa com durex, ao lado das marcas de tinta da mão de uma menininha da comunidade. Tive a oportunidade de folhear e sentir o produto final (um calhamaço de uns 5cm de altura) e a experiência é realmente interessante.

 

The Outside Edition pagina

 

100% da revista foi produzida de forma manual, com as matérias e ilustrações feitas in loco, as fotos clicadas por polaroids e literalmente coladas nas páginas. Até os anúncios foram reproduzidos com lápis de cor, giz de cera e/ou tinta por ilustradores, sem qualquer tipo de impressão (aliás, meus parabéns aqui às marcas que toparam ter suas peças publicitárias “modificadas” para participar). Tudo em 1 ano de projeto, 12 viagens e 35 mil quilômetros percorridos.

E para não ficar no conceitual, a editora Rocky Mountain (responsável pela Go Outside) reproduziu a edição especial em um número limitado de 1.000 revistas, numeradas e impressas com papel especial que procura dar uma textura próxima à da versão tailor made. No digital, ela pode ser acessada pelo site outsidedition.com – que traz, em cada página, um pequeno vídeo sobre como, quando e onde aquela página específica “nasceu”.

 

The Outside Edition Capa

 

A ideia é da agência Talent Marcel, que com a mesma Go Outside levou em 2012 o Grand Prix de Radio Lions em Canes com o case “Rádio Repelente”: um podcast gravado numa frequência que espantava mosquitos quando tocado (veja aqui). A criação é da dupla Sleyman Khodor (redator) e Daniel Leitão (diretor de arte), com direção de João Livi, Philippe Degen e Rodrigo Tórtima. Os filmes tiveram produção da Delicatessen e da Pict Estúdio – também responsável pelas ilustrações, fotografias e tipografias.

A versão original ainda não tem destino definido. Mas fica aqui o conselho aos responsáveis: assim como seus leitores, repórteres e colaboradores, ela não nasceu para ficar trancada! :)

 

Ficha técnica:

Agência: Talent Marcel
Criação: Daniel Leitão, Sleyman Khodor
Direção de criação: Philippe Degen, Rodrigo Tórtima
Direção geral de criação: João Livi
Gerência de projeto: André Debevc, Marcelo Garutti
Produtora do filme: Delicatessen Filmes e Pict Estúdio
Direção de cena: Olhos
Ilustração, fotografia e tipografia: Pict Estúdio
Webdesign & UX: Lucas Moura
Produtora de som: Satelite Audio
Art buyer: Mario Coelho
Produção gráfica: Ingo Santos
RTVC: Herminia Weinstock
Atendimento: Alex Isnenghi
Aprovação pelo cliente: Debora Liotti

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More