FontJoy: Algoritmo sugere pareamento de fontes

O FontJoy é uma ferramenta online que sugere pareamentos harmônicos de fontes. A combinação de fontes é uma tarefa clássica e fundamental do design gráfico. 

Não dá para cravar uma receita do que possa ser “o melhor” pareamento para o seu projeto porque isso inclui decisões de estilo que são subjetivas. Mas como muitos designers pelo mundo já fizeram praticamente todo tipo de combinação, dá sim para ter uma ideia do que NÃO funciona e algumas regrinhas de bom senso que costumam se mostrar verdadeiras na prática.

Screen Shot 2017 06 05 at 08.58.26
Título, sub-título e texto

Por exemplo, os mesmos critérios usados para imagens e diagramação (criar contrastes, espaços, etc) podem e devem ser usados com fontes. Fontes muito parecidas nos títulos, subtítulos e textos ficam mais com cara de erro do que de escolha. Indo para o outro extremo e contrastando demais as fontes, causam o mesmo ruído. Enfim, a ferramenta ajuda porque você continua escolhendo por tentativa e erro mas já sai na frente por eliminação do que sabidamente fica ruim (machine learning).

Além da ferramenta de pareamento, o Font Joy ainda tem um visualizador de fontes e uma outra ferramenta de combinação de cores e criação de paletas.

Screen Shot 2017 06 05 at 09.00.58
Visualizador de Fontes
Screen Shot 2017 06 05 at 09.02.48
Criação de paletas de cores

O FontJoy traz título, sub e texto e você pode dar um lock na que gostou e variar as outras duas.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More