271 anos antes do Pantone

Isso mesmo, 271 anos antes da organização da escala de cores Pantone, um artista misturou e descreveu todos os tipos de cores imagináveis em um livro de 800 páginas.

1 42

Em 1692, o artista conhecido apenas como “A. Boogert” escreveu um livro sobre misturas aquareladas. Ele não só introduziu uso de diversas cores como explicou como criar, misturar e mudar tonalidades usando diferentes cores e adicionando água. A premissa parece simples, mas é uma trabalheira.

O resultado é um livro com 800 páginas escritas e pintadas à mão. “Traité des couleurs servant à la peinture à l’eau” é, provavelmente, o guia de “paint and color” mais interessante e profundo daquela época. De acordo com o historiador medieval Erik Kwakkel, que traduziu boa parte da introdução do livro, a intenção do autor/pintor foi criar um guia educacional. A ironia aqui é que só existiu um livro desse, provavelmente folheado por pouquíssimas pessoas. Lindo.

2 413 414 415 376 37

O updater Daniel da Hora já havia escrito sobre o achado (mas vale a nova postagem), no post, o link para o livro inteiro em alta resolução.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More