“Pais não deveriam ter redes sociais”, disse uma das crianças entrevistadas pela BBC sobre ter fotos e vídeos dela compartilhados a esmo pelos pais. Atualmente, com a facilidade de postar conteúdo nas mídias sociais, muitos pais e mães acabam publicando boa parte da vida dos filhos em suas contas.

Uma pesquisa da Kaspersky Lab, divulgada esse ano, mostrou que no Brasil a maioria dos usuários de redes sociais tornou o compartilhamento de informações pessoais uma segunda natureza. Por volta de 96% publicam conteúdo pessoal com frequência e 66% postam fotos e vídeos de seus filhos regularmente.

Os posts são fofos, não podemos negar, e os pais que amam mostrar os feitos das crianças estão só mostrando o orgulho que sentem. Mas o comportamento pode estar violando o direito à privacidade dos protagonistas das fotos. O neologismo “sharenting” é a junção entre “share” (compartilhar) e “parenting” (parentalidade, ser pai ou mãe) e se refere ao comportamento, quase que compulsivode publicar conteúdo sobre os filhos.

“Mais de uma a cada quatro crianças se sentem envergonhadas, ansiosas ou preocupadas quando os pais publicam fotos delas”. Via bbc.co.uk

Isso não quer dizer que quem publica fotos de um passeio com as crianças está errado, longe disso. Mas é preciso ter cuidado na hora de expor uma criança na internet, sendo a segurança dela um dos motivos.

Um psicólogo entrevistado pelo The Guardian disse que o sharenting pode fazer mal à saúde mental dos filhos pelo fato da infância ser um período crucial para a formação da personalidade de um indivíduo. Para ele, “a ideia de não diferenciar o que é privado e público, é perigosa.”

A Bussinesswire divlugou em 2010 que 90% das crianças de 2 anos nos Estados Unidos já possuíam algum tipo de presença online. Aliás, não é difícil lembrar de memes famosos que têm crianças como protagonistas. Como será que elas irão se sentir em relação a esse tipo de fama quando ficarem mais velhas? Na era digital, aparentemente, todo cuidado é pouco.

Published in Comportamento, Psicologia, Tecnologia

Like it? Share with your friends!

122 shares

What's Your Reaction?

Like! Like!
0
Like!
Amei! Amei!
0
Amei!
LOL LOL
0
LOL
OMG OMG
0
OMG
Geek Geek
0
Geek
Triste Triste
0
Triste
Raiva Raiva
0
Raiva
WTF WTF
0
WTF
Laura Reif
Jornalista apaixonada por literatura, música, cinema e apreciadora de idiomas. Ama café, escrever, aprender coisas diferentes e fazer maratonas de filmes.

Comments 0

Comente e/ou atualize o post

log in

Seja bem-vindo(a) ao Update or Die!
Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
log in

sign up

Back to
log in