Conexões emocionais: não é “só isso” que importa?

Nada é mais importante que a criação de conexões emocionais. Serve para a comunicação, serve para a arte, serve para a vida. E serviu como base para todo o trabalho da equipe brasileira responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Andrucha Waddington, Fernando Meirelles, Vik Muniz, Daniela Thomas e Flavio Machado foram alguns dos responsáveis por traduzir o conceito em realidade para bilhões de pessoas. Os três últimos vieram ao Cannes Lions 2017 contar a experiência.

O primeiro grande desafio foi se adequar a uma enorme transição de realidade. Quando receberam o bastão, em 2012, o Brasil estava no topo. Em 2016, crise econômica, política e de saúde (com zika e adjacentes) eram a única coisa discutida. “Precisávamos fazer algo memorável, mas sem ser ufanista demais – afinal, nem poderíamos pelo momento do país”, levantou Machado. A solução foi aquela que virou base para qualquer forma de comunicação estável e simpática atualmente: ser verdadeiro.

“Não escondemos o Brasil. Falamos da escravidão, da violência, assim como falamos da alegria, da beleza natural, de quem somos de verdade. É isso tudo junto que forma nossa cultura”, destacou Daniela Thomas. Segundo a diretora artística, foram três as bases para que todo o trabalho fosse desenvolvido: busca pela beleza, busca por “quem somos” e beleza na mensagem.

Vik Muniz se dedicou principalmente à abertura das Paralimpíadas, que tinham um desafio ainda maior: além de superar o sucesso tremendo sucesso do evento anterior, ajudar a impulsionar a venda de ingressos, que tinha potencial para ser o maior fracasso da história dos jogos. “Assim como na anterior, as pessoas esperávamos que falhássemos”, revelou.

 

VikMunizCannesLions2017Vic Muniz no palco do Cannes Lions 2017

 

Com linguagem e mente de artista, ele contou sobre os três principais momentos do evento na sua opinião. E neles está, talvez, a principal lição do painel. “Para mim, os pontos altos foram a formação do coração humano, com as peças de quebra-cabeça de cada uma das delegações; a hora em que a pira seria acesa, na escada que virava uma rampa; e da Márcia Malsar levando a tocha. Na hora que o coração a apareceu, todos começaram a bater os pés e gritar. Quando Clodoaldo Silva parou em frente à escada, começou a chover de repente. E para mim, a Márcia Malsar cair, levantar e passar a tocha foi o momento mais emocionante de toda a cerimônia. Os três foram imprevisíveis, e pior: nós não tivemos nada a ver com eles. Mas acho que essas coisas acontecem quando existe verdade, uma equipe incrível e muita dedicação. São inexplicáveis”, contou Muniz. Ao final, superaram 1 bilhão de interações digitais e um milhão de ingressos vendidos – recorde de todas as edições paralímpicas.

Num paralelo entre o evento artístico e o mundo comercial, Flavio Machado alfinetou: “Qual é o valor de mudar a autoestima de uma nação inteira? Como mensurar a transformação causada por uma conexão emocional desse tamanho? Talvez, não dê. A gente apenas sabe…”.


snigted

O Esquentannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes, aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More