Futuro do UFC não é tão diferente que o de Google ou Apple

Dana White foi chamado de louco quando foi atrás de US$ 2 milhões para comprar o UFC, já com alguns adeptos, mas com fracasso decretado por “especialistas”. Hoje, ela vale cerca de US$ 2 bilhões. “Começamos sem nenhum apoio, de nenhuma mídia. Ninguém acreditava na gente, e pior: me diziam abertamente que eu tinha feito o pior negócio possível. Desde o primeiro dia, foi – e continua sendo – uma luta diária”, declarou o presidente de um dos esportes mais controversos e amados da atualidade.

White não nasceu empreendedor, nem investiu nisso só pelo negócio. Aos 17 anos, começou a lutar boxe. Sem muito sucesso na dentro do ringue, mas apaixonado pelo universo da luta, passou a atuar como empresário de lutadores, até descobrir que a empresa que controlava o relativamente novo Ultimate Fight Championship – torneio que promovia lutas de artes marciais mistas – queria vendê-lo. Convenceu os irmãos Fertitta, amigos de infância, a investir e colocá-lo como presidência. Parece que deu certo. :)

Mais que esporte – muitos inclusive o questionam como tal –, UFC é uma marca. Uma das mais valiosas e lucrativas do mundo. E White aprendeu sem universidades de marketing lições que valem para companhias de qualquer tamanho. “Nossos eventos competem não só com outros semelhantes, ou com a programação de outros canais. Eu compito com o jantar dos namorados, com as baladas de sábado à noite, com o lançamento do cinema. Para vencer isso, faço o possível para ter certeza de que quando as pessoas saem de um evento meu, ou desligam a TV, elas estejam satisfeitas e empolgadas o suficiente para voltarem assim que tiver o próximo”.

E por mais absurdo que possa parecer, o caminho para o futuro do UFC não é muito diferente do que devem trilhar gigantes como Google, Apple ou gigantes do jornalismo e entretenimento. “As pessoas amam estatísticas e conteúdo. Agora, estamos trabalhando nisso para oferecer mais e mais aos fãs. Estamos estudando soluções de realidade virtual, instalação de sensores visuais e auditivos nos equipamentos dos lutadores, medição de quantos socos, qual a intensidade, tudo em informações sobre as lutas. Os melhores golpes e nocautes se tornam conteúdo para as redes sociais. Cada um adequado à sua plataforma”, adianta.

White se cercou de especialistas nas áreas em que poderia crescer para garantir esse sucesso todo. Não foi pretensioso de achar que já sabia tudo – hoje, tem como um de seus principais sócios Ariel Emanuel, coCEO da WME|IMG, empresa líder em entretenimento, moda e esportes. E como ele mesmo destaca, o maior êxito foi ser apaixonado pelo projeto e ter corrido atrás para trabalhar com o que lhe dá prazer. “Eu amo o que faço. Amo pegar a estrada e descobrir novos lutadores, conviver com eles, ir aos meus eventos. É uma pena que tenha que dormir. Enquanto isso, muitas pessoas tem dificuldade de sair da cama todos os dias por trabalharem com o que não gostam. Se você tem uma ideia realmente boa, de algo que você ama de verdade e aceita se dedicar integralmente a ela, com todo seu tempo e esforço, acredite em mim: vai dar certo!”.


snigted

O Esquentannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes, aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More