Você é o que você escuta.

O Spotify for Brands é o nosso grande parceiro deste ano no projeto editorial em Cannes. Além de patrocinarem parte importante do evento, estão lançando uma pesquisa muito interessante que demonstra como a nossa maneira de escutar música reflete quem somos.

Pode parecer bastante simples essa afirmação, mas é ótimo termos ferramentas para entender melhor as pessoas por meio deste tipo de comportamento (através da música). O legado da marca é essa vontade de aprimorar a inteligência para ajudar parceiros a impulsionar campanhas, desenvolver peças criativas direcionadas e a encontrar a melhor maneira de maximizar eficácia de esforços. Uma das coisas mais legais que tenho estudado ultimamente.

Você é o que você escuta.

A música reflete quem somos, o que estamos fazendo e como nos sentimos em um determinado momento. Para mim, isso sempre me acompanhou (a vida toda). Agora, graças ao streaming, esses momentos nos acompanham mais do que nunca.

O Spotify analisou a maneira como mais de 140 milhões de pessoas escutam música e identificou hábitos exclusivos relacionados ao streaming. Os usuários são de diferentes lugares do mundo e a pesquisa quis descobrir como seus hábitos de streaming se relacionam com sua vida offline. O que isso significa? Seus traços de personalidade e suas opiniões sobre marcas até seus comportamentos de compra.

Ou seja: são resultados interessantíssimos que podem ser o mais novo componente de uma inteligência de streaming. Uma compreensão geral que o Spotify tem do seu público e que pode ajudar o mercado a atingir, no contexto certo, seu público com a mensagem certa.

A pesquisa identificou 3 hábitos de streaming com base nos dados:

01. DISCOVERY

Avalia em que medida as pessoas buscam ouvir músicas que não conheciam antes. São consistentes e exploradores. Por um lado escutam sempre a mesma música e adoram e são os que buscam músicas novas e músicas que nunca ouviram antes. Este perfil tem a maior probabilidade de recomendar uma marca ou empresa a uma amigo (confiam no que gostam). É, também, o perfil que, por exemplo, está aberto a experimentar novos produtos e a conhecer novos lugares.

02. DIVERSITY

Avalia a diversidade das músicas que as pessoas escutam. São pessoas leais e ecléticas. Os leais escutam sempre o mesmo estilo de música e os ecléticos escutam músicas de vários estilos e não ficam presos a um gênero específico. Eles têm, por exemplo, maior probabilidade de comprar algo como resultado direto de ter visto um anúncio e a consumir streaming em diversas plataformas. O que ajuda e muito a direcionar projetos.

03. TILT

Aqui fica bastante interessante e acredito ser o que mais combina com o UoD. Avalia em que medida as pessoas fazem curadoria da sua experiência de streaming. O perfil dos “despreocupados” é aquele em que a música fica tocando ao fundo. Aqueles que preferem playlists montadas por outras pessoas, enquanto os “curadores” são aqueles que montam as suas playlists e entendem a importância da música certa na hora certa.

Os novos hábitos permitem conhecer muito melhor o seu público-alvo. Na pesquisa, alguns exemplos aplicados a três públicos diferentes e propostas para alcançá-los:

millenials

amantesatividade

baladeiros


snigted

O Esquentannes Lions é um oferecimento do Spotify for Brands, o seu guia para entender o poder do áudio em um mundo cada vez mais móvel. Acompanhe nossa cobertura direto de Cannes, aqui pelo site e também pelas nossas redes sociais. Siga para não perder o melhor do maior Festival de Criatividade do mundo.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More