10 lições fundamentais sobre Direção de Arte

O Diretor de Arte Nikko de Jesus, que trabalha lá em Melbourne, na Austrália, na agência Yoke, resolveu listar 10 “lições” sobre direção de arte e design de modo geral. Segundo ele, a intenção não é ensinar nada, nem criar uma receita do DA bem sucedido (e portanto você pode concordar ou discordar à vontade). São apenas alguns métodos e dicas que podem ajudar no dia-a-dia e na rotina do trabalho. E se você também é um Diretor de Arte, certamente deve se identificar com a maioria. Coisas básicas, mas bem fundamentais. Uma colinha simpática para dar uma olhadinha de tempos em tempos.

As explicações abaixo de cada imagem são traduções livres. E acrescentei uns pitacos. Se você quiser, pode ver os textos originais aqui.

 

1. LUTE PELO SEU TRABALHO

1-design-lesson-learnt-fight-for-your-work-yoke

Saiba “proteger” seu trabalho. Racionalize tudo o que você fizer usando o design thinking e o raciocínio lógico.

Acredite no seu trabalho e saiba o seu valor e o valor do seu trabalho. Trate cada projeto com a melhor das intenções para torná-lo surpreendente. Mesmo os melhores conceitos são reprovados se não forem apresentados da maneira correta, portanto saiba como defendê-lo.

MEU PITACO: o Nikko tá certo. Um layout, um rough… são como bolhas de sabão passeando por uma fábrica de pregos. Fragilidade absoluta e dezenas de chances de esbarrar (pop!) com algo fatal. Dizem que a boa ideia se vende sozinha, mas esta é a maior mentira do mundo. Ideias de bobs precisam de MUITA proteção. E a maneira correta de fazer isso é aprendendo a argumentar racionalmente, pensando com a perspectiva do (1) consumidor, da (2) marca e (3) do design.

 

 

2. DESAPEGUE-SE

2-design-lesson-learnt-detach-yoke

Seu gosto pessoal pode não ser a melhor opção para atender o briefing.

Já poupei muita energia mental evitando um apego emocional exagerado. Não me entenda mal. Não estou dizendo para você não se envolver, apenas deixe o ego e a vaidade de lado. Somos criativos, mas não somos artistas. Criamos pela expressão de outros e não pela nossa. É duro mas é verdade. Aprenda a se desapegar, você terá mais paz. E ainda vai se acostumar a enxergar as coisas por outra perspectiva.

MEU PITACO: uma vez perguntei para uma amiga arquiteta: “você não sofre quando tem que fazer uma casa cheia de coisas bizarras, exageradas e cafonas para esses sertanejos que ficam milionários de uma hora pra outra?” E ela respondeu: “Eu não, quem vai morar na casa é ele, então meu papel é ajudá-lo a ser feliz”. Aprendi.

DA bom não tem estilo definido.

 

 

3. ZOOM OUT

3-design-lesson-learnt-zoom-out-yoke

 

É importante entender o macro da situação para achar uma solução.

Sempre acho benéfico, para mim e para meus amigos em outras profissões, quando a gente dá uma “afastada” e faz um zoom-out e entende que o que a gente faz afeta e é afetado por cada um de nós. Somos uma parte de um todo. Alguns Diretores de Arte não conseguem enxergar além das suas prioridades na direção de arte e ficam muito presos aos detalhes do ofício.

MEU PITACO: uma afastada é sempre boa, a literal e a metafórica. E, do mesmo jeito que a gente fica dando aquela conferida no “todo”, afastando um pouquinho a cadeira para ver a peça inteira na tela, o mesmo método vale para afastar um pouco mais e exercitar nossa “empatia do consumidor” e imaginar se aquilo faz sentido também do ponto de vista de consumo e não é só piração de design.

 

 

4. SEJA ADAPTÁVEL

4-design-lesson-learnt-be-adaptable-yoke

 

Tudo é diferente, nada é igual. Aprenda a mudar as coisas e a ser flexível (com o briefing e com as pessoas).

Nem tudo pode ser resolvido com a mesma abordagem. Se um caminho não está levando a lugar nenhum, tente um ângulo diferente.

MEU PITACO: aprenda quando bater o pé e quando mudar. Certas coisas não devemos abrir mão. Outras, podemos deixar de ser tão teimosos. O duro é saber quando é um, quando é outro. Mas você vai saber.

E para tentar novos ângulos, na base da tentativa-e-erro, recomendo esse método.

 

5. FOCO

5-design-lesson-learnt-focus-yoke

 

É muito fácil sair do trilho em empreitadas criativas. Tenha cuidado, mantenha o foco.

No processo criativo (e sua sensação de estar “brincando”), é comum ficar distraído e esquecer o “por quê” das coisas. Por isso é tão importante esclarecer e recorrer ao briefing sempre que aparecer alguma dúvida.

MEU PITACO: pessoalmente, adoro mergulhar em referências e desenvolver um repertório de coisas legais. Mas entendo isso como um hábito diário, uma filosofia de vida porque procurar referências durante um trabalho, apesar de necessário, vai ser sempre uma força te empurrando para mil outras direções e é MUITO difícil retomar o foco. Tem que ter isso em mente e se prevenir ativamente, senão, ao invés de fazer dez caminhos, você vai fazer um.

 

 

6. TENHA UM SISTEMA

6-design-lesson-learnt-systemise-yoke

 

Desenvolva um método, um processo. E fique nele.

Convencione uma maneira de nomear seus arquivos e pastas. Crie uma hierarquia com uma pasta master com outras pastinhas dentro. Coloque nome em tudo: layers, objetos, símbolos, grupos, etc. Seja consistente até com detalhes como sublinhados e hífens, parênteses ou colchetes, caixas altas ou baixas. Esse controle todo pode salvá-lo em situações de emergências quando as coisas acabam ficando sempre misturadas. E facilita o trabalho de todos os outros que estiverem trabalhando no job.

MEU PITACO: como virginiano que sou, só posso concordar. Mas mesmo para os outros signos do Zodíaco, organização é uma necessidade. Parece chatinho, mas depois vira procedimento habitual e facilita sua vida.

 

 

7. FAÇA PERGUNTAS

7-design-lesson-learnt-ask-questions-yoke

 

Não suponha nada. Suposições podem custar tempo e dinheiro.

Esclareça tudo, de preferência, por escrito. Isso poupa horas de investimento em caminhos errados, por mais incríveis que eles possam ser.

MEU PITACO: criativo bom é aquele que fica mudo durante o briefing e depois dispara mil perguntas. Ouça tudo, e durante o período de criação tire toda e qualquer dúvida. Duvide também de gente que responde qualquer coisa só pra resolver o problema. Se desconfiar que ela não entendeu ou não tem capacidade para respondê-la, suba na hierarquia. Isso significa, inclusive, ligar pro cliente se for o caso.

Interrogue e agite o briefing violentamente antes do consumo.

 

 

8. SEJA UM NINJA COM AS FERRAMENTAS

8-design-lesson-learnt-be-ninja-on-the-tools-yoke

 

Aprenda os truques mais escondidos no seu software. Vai acelerar seu processo.

Trabalhe de um jeito mais inteligente. Se a tarefa que você está fazendo parece ser braçal, tente automatizá-la.

MEU PITACO: ser um ninja do Photoshop (ou qualquer software) não garante um trabalho final melhor. Na verdade pode até atrapalhar e transformá-lo em um photoshopeiro especialista em photoshopices e masturbações intermináveis em layouts. Mas os bons conceitos e as boas ideias se beneficiam enormemente de um layout caprichado. E quanto mais rápido você fica, mais você consegue criar dentro do seu prazo.

 

9. SEJA UMA PESSOA AGRADÁVEL

9-design-lesson-learnt-be-nice-yoke

 

Divirta-se com o que você faz. Ninguém gosta de trabalhar com um um cara chato. Você passa a maior parte do seu dia com seus colegas, seja uma pessoa agradável. Ambientes com boas vibrações são fundamentais para as boas ideias.

MEU PITACO: não seja um escroto. Não embarque numa egotrip, essa época já passou – e foi tarde. Estrelismo é, na maioria das vezes, coisa de gente insegura.

 

 

10. CONTINUE APRENDENDO

10-design-lesson-learnt-keep-learning-yoke

 

Busque sempre o conhecimento. Isso é especialmente importante na indústria do design porque o envolvimento com tecnologia é muito grande.

MEU PITACO: Update or Die!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (53)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More