DIGRA 2017

Nesse exato momento, estou em Melbourne – na Austrália – participando da décima edição de um dos congressos de games mais importantes do planeta: o DIGRA. O evento, neste ano, está sendo hospedado na belíssima universidade de tecnologia de Swinburne. Quem acompanha meus posts sabe que eu dedico minha vida profissional e pessoal aos games (o UoD até fez uma mini biografia desse aspecto da minha vida aqui). Além de desenvolver, uma parte muito importante do meu trabalho é participar das discussões acadêmicas sobre games e é por isso que estou aqui.

digra panorama

Quando se fala de um congresso de games, talvez a primeira ideia que apareça é a de um monte de gente jogando e discutindo novidades do mercado. Bem, o tema “gaming market” também é bastante discutido, mas – normalmente – neste tipo de evento, a discussão abrange muitos outros aspectos ligados ao universo dos games.

Primeiro de tudo, é importante ressaltar que congressos como DIGRA entendem os games como plataformas midiáticas, potentes transmissores de mensagens e objetos culturais extremamente importantes na contemporaneidade. Por isso, é possível privilegiar uma discussão multifacetada.

Só pra dar alguns exemplos, os painéis principais do congresso esse ano abordaram os seguintes temas: diversidade nos games, poética dos jogos, jogos como ferramentas educacionais, metodologias de game design, abordagens interdisciplinares em games, feminismo em games, metagames, identidade no universo lúdico, advergames e muitos outros aspectos ligados ao tema. O Professor Espen Aarseth e a Professora Melanie Swalwell são dois nomes de peso que temos discutindo estes assuntos neste ano.

digra livros3

É a segunda vez que venho para este evento. A discussão proposta aqui só reforça o fato de que unir mercado e a academia é um caminho interessante para novas ideias, produtos, narrativas, experiências etc.

Diversas novidades bibliográficas são expostas e é uma boa maneira de atualizar as estantes lúdicas e fazer networking com outros profissionais da área.

digra livros1

digra livros2

Todo o material apresentado no DIGRA vai para uma biblioteca virtual de acesso público (assim que sair, publico por aqui). Se você pesquisa games ou se interessa pelo tema, super recomendo o acesso.

Mais um achievement conseguido. :-)

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More