A password will be e-mailed to you.

Dubai, a auto-proclamada cidade do futuro, está fazendo cada vez mais jus ao nome. Ainda este ano o departamento de policia promete colocar robôs patrulheiros nas ruas.

A força policial da cidade será a primeira no mundo a utilizar robôs auto-dirigíveis para auxiliar no patrulhamento da cidade, segundo Gulf News. O O-R3 possui um sistema de auto-condução e auto-carregamento, além de possuir um drone que o auxilia.

As unidades do O-R3 vão usar um software de detecção biométrica ​​para identificar as pessoas que são procuradas pela polícia ou vistos como suspeitos. Ao detectar algo anormal, a unidade alerta oficiais humanos para que eles possam tomar medidas. A AI que controla o bot pode detectar e evitar obstáculos e quando ela atinge os seus limites, ele pode lançar um drone companheiro de seguir após um criminoso escapar. Confira o vídeo a seguir:

O diretor do Departamento da Polícia de Dubai, o brigadeiro Khalid Nasser Al Razooqi, disse a Gulf News que as câmeras do O-R3 estarão conectadas a uma sala de comando interno, onde os oficiais humanos irão monitorar as imagens coletadas em patrulhas.

“Ele pode reconhecer as pessoas em qualquer área e identificar objetos suspeitos e pode rastrear suspeitos. Possui um drone e o usuário [policial] precisa acessar o carro através de impressão digital. Ele será implantado em destinos turísticos em Dubai “, disse o brigadeiro Al Razooqi.

Essa não é a primeira iniciativa do gênero no país, o robô da PAL Robotics foi apresentado no ultimo mês de maio com o mesmo proposito do O-R3, patrulhamento. Vemos que Dubai está fazendo investimentos maciços em tecnologia e o que podemos imaginar é que num futuro bem próximo iremos nos deparar com robôs e drones nas ruas nos protegendo. O universo de Robocop pode estar mais perto do que imaginamos.