Dos filmes de ficção às ruas, robôs serão utilizados em patrulhas

Dubai, a auto-proclamada cidade do futuro, está fazendo cada vez mais jus ao nome. Ainda este ano o departamento de policia promete colocar robôs patrulheiros nas ruas.

A força policial da cidade será a primeira no mundo a utilizar robôs auto-dirigíveis para auxiliar no patrulhamento da cidade, segundo Gulf News. O O-R3 possui um sistema de auto-condução e auto-carregamento, além de possuir um drone que o auxilia.

As unidades do O-R3 vão usar um software de detecção biométrica ​​para identificar as pessoas que são procuradas pela polícia ou vistos como suspeitos. Ao detectar algo anormal, a unidade alerta oficiais humanos para que eles possam tomar medidas. A AI que controla o bot pode detectar e evitar obstáculos e quando ela atinge os seus limites, ele pode lançar um drone companheiro de seguir após um criminoso escapar. Confira o vídeo a seguir:

O diretor do Departamento da Polícia de Dubai, o brigadeiro Khalid Nasser Al Razooqi, disse a Gulf News que as câmeras do O-R3 estarão conectadas a uma sala de comando interno, onde os oficiais humanos irão monitorar as imagens coletadas em patrulhas.

“Ele pode reconhecer as pessoas em qualquer área e identificar objetos suspeitos e pode rastrear suspeitos. Possui um drone e o usuário [policial] precisa acessar o carro através de impressão digital. Ele será implantado em destinos turísticos em Dubai “, disse o brigadeiro Al Razooqi.

Essa não é a primeira iniciativa do gênero no país, o robô da PAL Robotics foi apresentado no ultimo mês de maio com o mesmo proposito do O-R3, patrulhamento. Vemos que Dubai está fazendo investimentos maciços em tecnologia e o que podemos imaginar é que num futuro bem próximo iremos nos deparar com robôs e drones nas ruas nos protegendo. O universo de Robocop pode estar mais perto do que imaginamos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More