Spielberg: “o VR está chegando, quer queira ou não”

Steven Spielberg já havia comentado anteriormente sobre os perigos que a realidade virtual poderia apresentar à indústria cinematográfica. Agora advertiu que um futuro governado pela realidade virtual está chegando “quer queira ou não”.

“Eu acho que estamos nos movendo para um meio perigoso com a realidade virtual” SS

 

1*4wTlq0qKJFWyTgv1tWtdew
Image de “Ready Player One” via Warner Bros

 

“A única razão pela qual eu digo que é perigoso é porque dá ao espectador muita liberdade para que ele não siga pela direção dos contadores das histórias, mas sim fazendo suas próprias escolhas”.

Agora parece que ele, se não mudou de ideia, passou a abraçar o futuro.

Apresentando o seu novo filme Ready Player One, (Jogador Nº1) Spielberg falou sobre os desafios da adaptação do livro de Ernest Cline sobre um futuro distópico, onde os humanos se refugiam na VR depois que o mundo foi destruído pelo aquecimento global.

No filme, o herói vive em 2044, mas passa seu tempo imerso no “OASIS”, onde as pessoas estudam, trabalham, jogam e interagem umas com as outras. É dentro dessa Realidade Virtual que milhões de pessoas lutam inutilmente para alcançar um prêmio, sempre seguindo pistas baseadas na cultura pop dos anos 1980.

“É um flashback incrível a um tempo em que eu estava muito envolvido com um futuro que eu acho que está lá esperando por todos nós, quer gostem ou não”, disse Spielberg.

0*a6vDOsTSZhCa cBR
Spielberg, Cline e ator Tye Sheridan compartilharam o palco na Comic-Con

O diretor de 70 anos agora vê a VR como uma abertura de novas possibilidades, onde os seres humanos serão capazes de fazer “qualquer coisa que possam imaginar”.

Spielberg enfrentou a nostalgia dos anos 80 e referências pop relacionadas ao seu próprio trabalho no passado e disse que temia ser ridicularizado por ter algum tipo de ato de vaidade.

1*mknpJKtfp6qFweDKcWYhhw
“De Volta para o Futuro” produção executiva de Spielberg

Para o autor do livro Ernest Cline, ter o diretor assumindo seu livro foi como uma partida de seu jogo preferido feito no céu.

“Para ser honesto, pensei que isso nunca aconteceria”, disse Ernest Cline na Comic-Con.

“Nunca pensei que seríamos capazes de fazer esse filme, porque precisaríamos de alguém como Steven Spielberg para dirigi-lo.

“E quando eles me disseram que iriam mandar para ele, eu pensei ‘oh, ele nunca vai fazer isso’”.

O Facebook dá aos seus funcionários um livro de ficção científica para animá-los a construir o futuro.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=dtwpjnuaVTE?version=3&rel=1&fs=1&autohide=2&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&wmode=transparent&w=1160&h=683]

 

Você terá que aguardar a estreia de Ready Player One em 30 de março de 2018 para entrar no ‘OASIS” de 2044, se você acredita que essa tecnologia será impossível ou está muito distante temos algumas novidades. Há duas semanas ocorreu o primeiro encontro de desenvolvedores brasileiros de VR dentro de um espaço virtual como o próprio “OASIS” do Filme, o atual AltSpace, que é a principal plataforma social para a realidade virtual.

1* cM0KdeFb1rczi7oMAlgnA
Eu em uma selfie no AltSpaceVR

No dia 16 de setembro, São Paulo recebe o HYPER Virtual Reality Festival , o primeiro festival de VR do Brasil e que trará conteúdo imersivo de todas as partes do mundo como filmes 360, games e experiência VR, além de reunir a comunidade VR. Você pode participar com desconto, basta usar o código @LeitoresUoD@ ”

Receba nossos posts GRÁTIS!

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More